3. > Retrato de grupo

Título Retrato de grupo (Original)
Ano produção 2009
2009 ( Mundial )

'Retrato de grupo' perpassa os 40 anos de vida do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cebrap -, completados em 2009. Com material fotográfico e entrevistas com seus fundadores e colaboradores - Fernando Henrique Cardoso, Francisco de Oliveira, Paul Singer, José Arthur Giannotti e Elza Berquó, entre outros -, o livro pretende recuperar o cenário em que a instituição foi formada, em meio à instabilidade política que se seguiu ao Ato Institucional nº 5 de 1968. Criado como polo de resistência intelectual, o Cebrap reúne, desde sua fundação, importantes figuras do meio acadêmico, nomes que mudaram a feição do pensamento e da prática política no Brasil. Parte dessa história é mostrada no documentário 'Retrato de grupo', de Henri Gervaiseau, DVD que acompanha o livro. A obra traz, ainda, cronologia e textos sobre Ruth Cardoso (1930-2008), Cândido Procópio (1922-1987) e Vilmar Faria (1943-2001).