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Rod Cameron (I)

Nomes Alternativos: Nathan Roderick Cox

1Número de Fãs

Nascimento: 7 de Dezembro de 1910 (73 years)

Falecimento: 21 de Dezembro de 1983

Calgary, Alberta - Canadá

A frase bem usada "Alto na sela" é certamente uma maneira fácil de descrever (e talvez esconder os pombos) a estrela de cinema ocidental de couro e armação dos anos 40 e início dos anos 1950 Rod Cameron, embora ele tenha se mostrado bastante capaz em histórias de crimes, horrores e até musicais da era do swing.

O ator canadense nascido em 6'4 "nasceu Nathan Roderick Cox em 7 de dezembro de 1910 e foi criado em Alberta. Depois que suas aspirações de se tornar um Mountie Real do Canadá passaram, ele decidiu procurar fama e fortuna como ator em Nova York e Inicialmente, conseguiu algum trabalho como trabalhador no projeto Holland Tunnel em Manhattan.Quando nenhum progresso foi feito em termos de atuação, ele se mudou para a Califórnia, onde fez sua "estréia" em pouco tempo em uma das cenas de Bette Davis em Eu Soube Amar (1939) No entanto, ao ser libertado, ele descobriu que sua parte na cena havia sido excluída.

Cameron encontrou um ligeiro "in" (como no "substituto") da Paramount Pictures para estrelas como Fred MacMurray, enquanto conseguia se ver pouco usado em outros filmes da Paramount. Para complementar sua renda, ele também interpretou o protagonista nos testes de tela do estúdio para os protagonistas e seu atletismo valeu a pena fazer acrobacias duplas para ícones de cowboy estabelecidos como Buck Jones. Cameron trabalhou um pouco como jogador durante algum tempo e apareceu de forma insignificante em clássicos como Natal em Julho (1940) e Legião de Heróis (1940) (onde cumpriu seu desejo inicial de montar um Mountie!). Ocasionalmente, ele encontrava um papel secundário notável, em filmes menores como A Bela e o Monstro (1941), Clarão no Horizonte (1942) e como Jesse James em Sombra Amiga (1942).

O ano de bandeira de Cameron foi em 1943, quando ele finalmente saiu das ligas menores e entrou para as principais fileiras. Seu papel no cinema foi como o agente Rex Bennett, de queixo caído, para derrubar o inimigo estrangeiro e salvar o mundo, nos penhascos seriados da República O Dragão Negro (1943) e A Adaga de Salomão (1943). De lá, ele foi contratado pela Universal para aparecer em uma enxurrada de westerns de baixo orçamento, com Fuzzy Knight como seu parceiro cômico. Além dos heroicos rudes que recebiam para exibir, ele ocasionalmente mostrava um lado mais suave para as mulheres, como com a canadense Yvonne De Carlo em A Irresistível Salomé (1945), Era Seu Destino (1945) e Astúcia de uma Apaixonada (1948). Porém, raramente ele se aventurava fora do gênero de ação, sendo uma das poucas vezes o papel de maestro sinfônico em Swing Out, Sister (1945). Na maior parte, ele permaneceu enraizado nos westerns e a única variação nesse reino era o bandido ocasional de chapéu preto.

Entre as muitas vitrines empoeiradas de Cameron (mais frequentemente do que não são feitas na Republic ou na Universal), O Cavaleiro Negro (1949), Debandada (1949), A Bela Lil (1950) e A Bandeira da Desordem (1953) merecem uma boa olhada. Cameron nunca encontrou seu No Tempo das Diligências (1939) ou Os Brutos Também Amam (1953), um veículo que poderia tê-lo mantido ainda mais "alto" na sela, mas entre 1953 e 1955 ele ainda foi classificado como "top 5". escritório.

Na década de 1950, Cameron encontrou tempo para se estabelecer em duas séries de TV sindicadas. City Detective (1953) e State Trooper (1956) duraram algumas temporadas. Também participou de séries ocidentais mais populares, como Bonanza (1959), Laramie (1959) e O Homem de Virgínia (1962). Quando sua carreira cinematográfica começou a desaparecer no início dos anos 1960, ele foi a Spaain para alguns westerns espaguete e apareceu em alguns westerns de baixo orçamento, como Desafio à Bala (1965) e Dólares Malditos (1965), que foram notados mais por reunir estrelas de sagebrush do passado do que por sua alta qualidade. Ele também interpretou uma estrela do rodeio que morre no início da história na cinebiografia Evel Knievel - O Rei das Proezas (1971).

O único escândalo sério de tablóide em que ele se viu foi quando se divorciou da esposa Angela Alves-Lico (1950-1960) e depois se casou imediatamente com a mãe de sua ex-mulher, Dorothy, que era alguns anos mais velha que ele. Uma batalha prolongada contra o câncer finalmente reivindicou o ator de 72 anos em 1983 em um hospital em Gainesville, Georgia.

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