3. > Roma Città Libera

Título Roma città libera (Original)
Ano produção 1946
17 de Dezembro de 1946 ( Mundial )
Duração

Roma, 1945. A Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial foi uma série de operações perpetradas pelos Aliados na Itália entre 1943 até o fim da guerra na Europa em 1945. Um pouco mais de um ano a partir nazi-fascismo, entrelace os dramas pessoais de um jovem - reduzido ao desespero por sua namorada - e uma menor de idade tentando se prostituir porque o seu honesto e duro digitador de trabalho não permite que ela para levantar todo o dinheiro necessário para pagar o aluguel da sala mobilada onde vive.

O jovem, a ponto de chamá-la, é salvo por um ladrão Sneaking, em seu palácio, e com ele, saiu da casa, ele encontra a garota na rua, fugindo de uma batida policial. Os três passam juntos a noite bebendo e jogando no local, com uma empresa distinto cavalheiro que perdeu a memória e outros personagens nesta incerto, enquanto ele está conduzindo uma investigação sobre o roubo de um colar precioso alterna entre as mãos desconhecimento dos protagonistas, muito sofrimento, mas muita luta entre nossos irmãos italianos.
Não confundir com o clássico ''Roma, città aperta'' de Roberto Rossellini.