2. > Curtas Metragens
  3. > Roundhay Garden Scene

Título Roundhay Garden Scene (Original)
Ano produção 1888
14 de Outubro de 1888 ( Brasil )

Roundhay Garden Scene é um curta-metragem britânico de dois segundos de duração, dirigido pelo inventor francês Louis Le Prince em 1888. É considerado o primeiro filme da história ainda sobrevivente.

No filme, aparecem os atores Adolphe Le Prince, Sarah Whitley, Joseph Whitley e Harriet Hartley, no jardim de uma casa, andando e rindo. Vale observar que Sarah anda de trás para a frente, e uma parte da roupa de Joseph está voando.

De acordo com o filho de Louis Le Prince, Adolphe, as filmagens ocorreram no Oakwood Grange, na casa de Joseph e Sarah Whitley, em Roundhay, Leeds, West Yorkshire, Inglaterra, no dia 14 de outubro de 1888.

Em 1930 o Museu Nacional de Ciência (NMS), em Londres, encontrou fotografias remanescentes de partes de filmes de viagem de 1888.