Ruy Mauro Marini e a Dialética da Dependência

2014

Ruy Mauro Marini e a Dialética da Dependência

Filme pertencente à série Realidade Brasileira, apresenta a história de vida e obra de Ruy Mauro Marini e a explicação bem didática dos principais conceitos formulados pelo autor: dependência, superexploração do trabalho e subimperialismo. Apresenta entrevistas com intelectuais que conheceram e estudam a obra de Ruy Mauro Marini (João Pedro Stédile, Theotonio dos Santos, Vania Bambirra, entre outros). Acompanha livro com os mesmos assuntos.

Ruy Mauro Marini (1932-1997), sociólogo, um dos formuladores da Teoria da Dialética da Dependência, exilado no Chile e no México por quase vinte anos, contribuiu para a análise do capitalismo dependente no Brasil e na América Latina e para a sua superação. Com a criação das categorias de Superexploração e Subimperialismo, com base nos conceitos da teoria do valor de Karl Marx, Ruy Mauro demonstrou que o desenvolvimento econômico não resolveria os problemas sociais brasileiros, pelo contrário, só tenderia a aprofundar as desigualdades existentes.
Segundo Ruy Mauro Marini: "Não há, portanto, porque surpreender-se com o fato de que o socialismo não surja na histórica como uma forma acabada e perfeita. Antes, é necessário admitir que, como processo histórico, ele teria que ser contraditório e imperfeito, teria que sofrer o impacto dos processos econômicos e das lutas de classe que o informam , teria, sobretudo, que refletir o fato de se constituir num mundo dominado pelo capitalismo e de se opor a ele. Em suma, o socialismo só pode ser entendido como um processo histórico real e não como fruto da imaginação, construção abstrata de gabinete." Nesse sentido, Marini defende: "É na medida em que influem na correlação mundial de forças, que as revoluções de orientação socialista - mesmo onde, pelo atraso econômico e cultural, o socialismo dispõe de escassa viabilidade - adquirem toda sua importância para a superação definitiva da era capitalista." (América Latina: dependência e integração)

2014

Elenco de Ruy Mauro Marini e a Dialética da Dependência