Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Santiago Segura (I)

Santiago Segura (I)

Nomes Alternativos: Santiago Segura Silva

25Número de Fãs

Nascimento: 17 de Julho de 1965 (51 years)

Madrid, Espanha

Nasceu no bairro madrilenho de Carabanchel. Estudou no instituto San Isidro de Madri. Aos catorze anos comprou uma câmara de "Super 8" da marca Bolex por 800 pesetas. Com ela começou a dirigir curtas de três minutos, já que era a máxima duração que permitiam os cartuchos de "Super 8" de 15 metros que ele utilizava.

No seu bairro conseguiu bastante material a baixo preço (rolos de filme caducada, ainda utilizável) e foi nesse momento onde começou sua obra mais ambiciosa, seu último longa em Super 8 "Relatos da Meia-noite", com o que conseguiu ganhar 100.000 pesetas no Cinema Jove de Valencia. Ao ver que ganhou muito dinheiro com isso, viu que poderia ser uma meio de ganhar a vida.

A parceria com Álex de la Iglesia foi especialmente frutífera para ele: depois de conhecer em um festival de curtas de Valencia (no que Álex de la Iglesia apresentou "Mirindas Assassinas", fita ganhadora) este lhe chamou para o primeiro filme em comum: Ação Mutante (1992).

Seguiu fazendo papéis pequenos e médios até que outra vez Álex de la Iglesia lhe deu a oportunidade de fazer O Dia da Besta, onde fazia de José Maria, dono de uma loja de música death metal, obcecado com o satanismo e membro de uma família de classe operária, papel pelo que obteve o Goya ao Melhor Ator Revelação em 1996.

A consagração veio com o papel de José Luis Torrente, no filme Torrente, el Brazo Tonto de la Ley, onde ficou conhecido mundialmente, principalmente por ter sido o filme mais visto na Espanha naquele ano.

Por se destacar tanto na Europa conseguiu vários trabalhos em Hollywood em filmes importantes como Blade II e Hellboy, e mesmo na Espanha onde foi filmado a terceira parte da trilogia Re-Animator.

É admirador da obra de Ed Wood e Alejandro Amenábar. A este último qualifica-o de "inovador" e "imprevisível".