Santos Populares - Almas milagrosas

2011

Santos Populares - Almas milagrosas

Média geral 0.0
baseado em 0 votos
Sua avaliação:
salvando

Por que uma pessoa comum, e até mesmo aquelas com comportamentos talvez reprováveis, se tornariam santos populares? O que elas têm em comum? Quem são seus seguidores e como elas são adoradas? Por que seus devotos, de maioria católica, não se interessam pela opinião da Igreja a respeito? Santos Populares conta a história de quatro santos populares que congregam milhares de devotos na Argentina e no México: um gaúcho argentino, um cantor de cúmbia, um santo adorado pelos traficantes e um curandeiro mexicano. Este documentário aborda a religiosidade popular a partir dos olhos dos próprios fiéis.

Todo dia 8 de janeiro, mais de 500 mil pessoas se reúnem no santuário Cruz Gil, em Corrientes, na Argentina, para venerar o santo mais popular do país: Antonio Mamerto Gil Nuñez, mais conhecido como "Gauchito Gil". Vestidos de vermelho, montados a cavalo, de bicicleta ou a pé, uma fila interminável de devotos se forma ano após ano em frente ao local onde, segundo a lenda, ele foi executado há mais de um século. Eles deixam dinheiro, garrafas, jóias, fotografias e acendem velas vermelhas. Os devotos de Gauchito Gil celebram seu santo durante três dias. A cor vermelha, o álcool e o chamamé são símbolos indispensáveis desta festa pouco tradicional.

Quase um século depois da morte de Gauchito, também na Argentina, Miriam Alejandra Bianchi se tornou uma das santas populares contemporâneas mais famosas do país. Esta ex-professora morreu em um trágico acidente de trânsito em 1997. Milhares de devotos garantem que Gilda já fazia milagres em vida. Saúde, trabalho, amor, um carro ou até mesmo uma casa estão entre os pedidos que os devotos de Gilda deixam em seu santuário, localizado a 150 quilômetros de Buenos Aires. Enquanto alguns visitam seu túmulo no cemitério de Chacarita, como forma de recordá-la dia a dia; outros cantam em sua homenagem. Todos esperam algo em troca.

No México, os traficantes de drogas também têm seu lado religioso. Jesús Malverde, um bandido que viveu no início do século XX, é adorado por pessoas comuns e pelos narcotraficantes da América do Norte. Em seu templo, situado em Culiacán, no estado de Sonaloa, chegam centenas de pessoas para lhe pedir um milagre, deixando flores, velas, bilhetes, fotos e até recipientes com camarão em agradecimento por uma boa pesca.

Outro santo famoso do México é o menino Fidencio, um famoso curandeiro mexicano. Em Santos Populares, uma curandeira recria os métodos de cura que Fidencio usava em vida com os chamados "cajitas". Visitamos a antiga estação de trem de Espinazo, uma pequena cidade situada a 120 quilômetros de Monterrey, nos limites de Nuevo León e Coahuila, o berço do Fidencismo.

Estreia Mundial:
2011
Outras datas

Elenco de Santos Populares - Almas milagrosas

Nenhum.
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: