2. > Curtas Metragens
  3. > Saúde e Alimentação do Povo Xavante

Título Dahözé õ duré a'uwe' ubumro sazé (Original)
Ano produção 2007
2007 ( Brasil )

Como era a alimentação do povo Xavante antes do contato com os brancos. Porque os Xavante estão ficando mais doentes depois que foram inseridos alimentos industrializados como açúcar, refrigerante e salgadinhos.
Cidanere, o ancião mais velho da aldeia Xavante de Wederã, conta neste filme sobre como era a alimentação dos índios Xavante antes do contato com os homens brancos. Ele diz que hoje em dia os índios estão adoecendo mais conforme trocam suas comidas tradicionais pela alimentação industrializada. Enquanto Cidanere fala, são mostradas imagens da coleta e preparação de alguns destes alimentos tradicionais.

O vídeo também ensina às mães Xavante como cuidar das crianças atacadas por doenças como a gripe, diarréia e pneumonia.

Este vídeo faz parte de um projeto cujo objetivo é melhorar a saúde do povo Xavante. É um filme educativo, porém com uma linguagem própria voltada para o aprendizado das famílias indígenas Xavante.