Sexo no mundo antigo: Prostituição em Pompéia

2014

Sex in the ancient world - Pompeii

Pompéia era uma típica cidade romana, situada próxima ao vulcão Vesúvio (arredores de Nápoles, sul da Itália). No ano de 79, este vulcão entrou em erupção violenta, provocando um forte terremoto e expelindo grandes quantidades de pedras incandescentes, lava vulcânica, poeira e fumaça tóxica.
A cidade de Pompeia foi totalmente coberta e quase toda população morreu soterrada. As cidades vizinhas de Herculano e Stabia também foram atingidas.
Nas ruas de Pompeia há uma visão extraordinária: os restos de uma mulher de classe alta cheia de joias e abraçada ao tronco retorcido de um gladiador romano. Congelados no tempo, seu romance apaixonado e condenado abre uma janela através da qual podemos começar a compreender a sexualidade clássica. Esta era uma época na qual os homens desfrutavam de uma incrível liberdade sexual. Por outro lado, as mulheres eram classificadas como objetos ou para o casamento ou para o prazer. As evidências desta divisão existem em todas as partes, como nas perfeitamente preservadas sandálias de prostitutas, desenhadas para deixar marcadas as palavras “por aqui” nas ruas empoeiradas.

2014

Elenco de Sexo no mundo antigo: Prostituição em Pompéia