Songs of War: Music as a Weapon

2010

Songs of War: Music as a Weapon

Em 2003, descobriu-se que as músicas de Vila Sésamo eram utilizadas em sessões de tortura nas prisões de Abu-Ghraib e Guantánamo. Segundo Thomas Keenan, pesquisador em Direitos Humanos, os prisioneiros eram amarrados em cadeiras e obrigados a ouvir as músicas em alto volume por horas a fio.
"Em Guantánamo, eles usaram a música para desestabilizar os prisioneiros. Pensar que a minha música ajudou nisso é ultrajante. Isso me deixou fascinado pois é algo de horroroso e então decidi entender como isso foi feito", disse Cerf.
O compositor resolveu descobrir como a música pode ser usada para um propósito tão ruim. Ele resolveu entrevistar militares, psicólogos, cientistas e prisioneiros torturados com suas músicas. O resultado foi o documentário Songs of War, que explora a relação entre música e violência.

2010

Elenco de Songs of War: Music as a Weapon