3. > Stone Wedding (Nunta de piatră)

Título Nunta de piatră (Original)
Ano produção 1973
1973 ( Mundial )

Este filme romeno conta duas histórias sombrias sobre a ausência de amor. Na primeira, uma trabalhadora de pedreira que perdeu seu marido e seu filho se esforça para sustentar a filha doente. Quando a filha morre, ela vende o cavalo que lhe permitiu fazer o seu trabalho para pagar o funeral. Na segunda história, um desertor do exército junta-se a um músico cigano para ir a um casamento. A noiva, que foi forçada a se casar com um proprietário de terras local, foge com o músico cigano. Incapaz de encontrar o casal, e sem ninguém com quem desabafar suas frustrações, o proprietário e seus amigos descarregam a raiva no desertor.

O filme é uma adaptação das obras de Ion Agărbiceanu, com ação estabelecida nas proximidades das minas de ouro das Montanhas Apuseni, no início do século XX. Foi elogiado por críticos de cinema por sua sobriedade e poder de essencialização, e foi selecionado no Festival de Cannes, na Semaine de la Critique, em 1973. “Nunta de piatră” também recebeu diversos prêmios da ACIN (Associação Romena de Cinema).