3. > Tentação Verde

Título Green Fire (Original)
Ano produção 1954
29 de Dezembro de 1954 ( Mundial )

Rian X. Mitchell é um explorador inglês empenhado em enriquecer encontrando esmeraldas nas montanhas da Colômbia. Em uma de suas escavações, ele encontra berílio (mineral de pouco valor, mas que costuma indicar a presença de esmeraldas) e depois chega a uma antiga mina espanhola. Mas ao sair do local ele é roubado e ferido por bandoleiros.
Com a ajuda de um padre, que o leva a uma fazenda de café de propriedade de um casal de irmãos, ele se recupera. Ao retornar à cidade, ele procura Vic, seu antigo parceiro, e lhe mostra o berílio. Vic hesita em partir com Rian nesse novo empreendimento, mas acaba convencido. Os dois exploradores iniciam a escavação da mina ao mesmo tempo que Rian começa um romance com Catherine, a coproprietária da fazenda de café. O irmão de Catherine, Donald, resolve investir na procura das esmeraldas e leva seus trabalhadores para a montanha, deixando a plantação em dificuldades. Isto desagrada Catherine que se desentende com Rian. Este continua com a escavação, desanimado por não encontrar nada e sofrendo a pressão de Vic e Catherine, que querem que ele pare com o trabalho na montanha.