3. > The Beheaded Rooster ( Der Geköpfte Hahn )

Título Der Geköpfte Hahn (Original)
Ano produção 2007
2007 ( Mundial )

Uma comovente história de amadurecimento em um momento de mudança extrema: em 23 de agosto de 1944, numa pequena cidade da Transilvânia romena, o jovem de 16 anos Felix Goldschmidt aguarda seus colegas de classe para a sua tradicional Exitus Party (graduação da escola). Naquele mesmo dia, testemunhando o avanço do Exército Vermelho, a Romênia se despede de seu aliado de muitos anos - a Alemanha nazista - terminando assim os 800 anos de uma história de imigração étnica alemã.

Felix tem ao seu lado seus três amigos: a menina judia Gisela, que é expulsa da escola alemã; Hans Adolf, filho de um limpador de chaminés e seu melhor amigo, que o trai por ciúmes; e Alfa Sigrid Binder, a filha de um nobre saxão proprietário de terras, que gosta de seduzir os meninos e jogá-los uns contra os outros.

O filme expõe a cegueira dos jovens para a ascensão do fascismo, a destruição dos valores burgueses, um primeiro amor e amizades despedaçadas.

Presente em vários festivais, recebeu o prêmio especial do júri na Itália, no "Saturno International Film Festival".