Toda Revolução é um Lance de Dados

1977

Toute révolution est un coup de dés

• Every Revolution Is a Throw of the Dice - Estados Unidos da América

Baseado no poema “Um lance de dados jamais abolirá o acaso” de Stéphane Mallarmé, o filme foi girado precisamente diante do muro em que foram fuzilados vários communards, em maio de 1871, no cemitério Père Lachaise de Paris. Ousado, ao seguir ao pé da letra a idéia do poesia, de entrelaçar revolução e acaso, e despojado, o filme apresenta a (re)citação de um dos mais célebres e complexos poemas de Mallarmé (o último publicado pelo autor em vida, um ano antes de sua morte, em 1898) e propõe um equivalente fílmico para o experimento original do autor com tipografia e layout, atribuindo as palavras a nove oradores diferentes, separando cada fala, e usando ligeiras pausas que correspondem aos espaços brancos da página original.

1977

Elenco de Toda Revolução é um Lance de Dados