3. > Três Lugares de Melancolia

Título Melancholian 3 Huonetta (Original)
Ano produção 2004
2004 ( Mundial )

Para realizar este documentário, a cineasta finlandesa Pirjo Honakasalo entrou secretamente na Chechênia, desafiando a proibição das autoridades russas à presença de estrangeiros. Ela retrata o processo de formação de um ódio mútuo entre os dois povos, cultivado desde a infância. No primeiro segmento, filma uma academia militar russa em Kronstadt, perto de São Petersburgo, onde muitos dos cadetes são filhos de soldados e oficiais mortos na Chechênia. No segundo, apresenta Grozny, a capital chechena, praticamente uma cidade-fantasma reduzida a escombros onde os poucos habitantes são mulheres e crianças numa procura quase impossível por abrigo e água limpa. No terceiro, o cenário é um orfanato checheno onde algumas crianças nem sabem quem são e outras foram vítimas de estupro.