3. > Tsubasa: Crônicas de Sakura

Título Tsubasa Rezaboa Kuronikuru (Original)
Ano produção 2006
2006 ( Mundial )
Duração

É um mangá produzido pelo grupo CLAMP. Era lançado semanalmente na revista Weekly Shōnen Magazine, desde 2003, até a sua conclusão em 2009.

Um dos grandes destaques desta série são os crossovers, aparições de personagens de outros mangás e animes do grupo CLAMP, ao longo dos mundos percorridos. Porém, eles não são os mesmos de suas histórias e sim versões equivalentes numa outra dimensão. A única exceção são os personagens de xxxHOLiC, uma vez que os dois mangás tratam da mesma história.

Teve uma adaptação para anime chamada Tsubasa Chronicle (ツバサ・クロニクル, Tsubasa Kuronikuru?), feito pelo estúdio de animação BeeTrain, contando com 52 episódios, divididos em duas temporadas (26 episódios cada uma), entre 2005 e 2006. Em Portugal, o anime se chama Tsubasa: As Crónicas de Sakura e já foi emitido no Animax, assim como o respectivo filme na versão original, em 2008, e foi transmitido pelo Panda Biggs, dublado/dobrado em português, assim como o seu filme, com dobragem em espanhol.