3. > Turista Aprendiz

Título Turista Aprendiz (Original)
Ano produção 2005
2005 ( Brasil )

A expedição sonora realizada pelo grupo A Barca, formado por músicos e pesquisadores de tradições populares, continua redescobrindo a música tradicional brasileira. De dezembro de 2004 a fevereiro de 2005, eles viajaram pelo Pará, desceram pelo litoral até a Bahia, passaram por Minas Gerais e chegaram em São Paulo. Durante todo o percurso, coletaram e registraram grupos de tradições e culturas locais. A viagem gerou 300 horas gravadas de áudio e aproximadamente 6 mil fotos.

O material reunido foi a matéria-prima para produção da coletânea Trilha, Toada e Trupe, uma caixa com três CDs e um DVD documentário das festas populares. Mas ainda restava um acervo em alta qualidade de gravação e relevância artística que gerou o novo projeto dos sete CDs.

Para produzir a Coleção Turista Aprendiz, A Barca selecionou sete grupos visitados para terem seu próprio CD, levando em conta a excelência do repertório, o virtuosismo dos artistas e a força das tradições. São eles: As Cantadeiras do Souza (Jequitibá-MG), o Bumba Boi Brilho da Sociedade (Cururupu-MA), O Grupo da Quixabeira (Lagoa da Camisa- BA), a Irmandade do Rosário de Justinópolis (Ribeirão das Neves - MG), o Redandá (Cipó Guaçu - SP), os Kariri Xocó (Porto Real do Colégio - AL) e a Casa Fanti-Ashanti (São Luís - MA). A coleção ainda traz o DVD com sete curtas-metragens de cerca de quinze minutos sobre cada grupo.