The Best of 1980-1990 é o primeiro greatest hits ao estilo de coletânea musical da banda de rock irlandesa U2, lançada em 10 de novembro de 1998. Ele contém principalmente singles de sucesso do grupo a partir da década de 1980, mas também mixagens em algumas canções ao vivo, bem como uma nova gravação. Em abril de 1999, um vídeo acompanhado com o CD, apresentando vídeos musicais e imagens ao vivo, foi lançado. O álbum foi seguido por outra coletânea, The Best of 1990-2000 (2002).

A versão da edição limitada contendo um disco especial de B-side foi lançado na mesma data que a versão padrão do disco. Na época do lançamento, a versão oficial foi que o álbum de dois discos estariam disponíveis na primeira semana que o álbum foi colocado à venda, em seguida, retirado das lojas. Apesar desta ameaça nunca ter tido se concretizado, obteve bastante resultado na versão de 2 discos em grande demanda. Ambas as versões estavam no gráfico da Billboard 200.

O garoto na capa é Peter Rowan, irmão do amigo de Bono, Guggi, cujo nome verdadeiro é Derek Rowan, da banda Virgin Prunes. Ele também aparece nas capas dos EPs Three (1979) e Early Demos (1978), e nos dois álbuns de estúdio: Boy (1980) e War (1983).

"Pride (In the Name of Love)"
"New Year's Day
"With or Without You"
"I Still Haven't Found What I'm Looking For"
"Sunday Bloody Sunday"
"Bad" (versão do álbum Rattle and Hum)
"Where the Streets Have No Name"
"I Will Follow'' Island Records, 1980
"The Unforgettable Fire"
"Sweetest Thing"
"Desire"
"When Love Comes to Town"
"Angel of Harlem"
"All I Want Is You"