Ubu roi (Rei Ubu)

1965

Ubu Roi

Média geral 3.8
baseado em 3 votos
Sua avaliação:
salvando
96 minutos

"Escrito em 1888 por um grupo de estudantes liceais -- no qual se incluía Alfred Jarry -- como paródia à boçalidade e aspecto grotesco do seu professor de física. Rei Ubu é uma obra iniciática e prenunciadora do novo teatro do séc. XX. Influenciaria decisivamente movimentos artísticos e de pensamento como o Dadaísmo, o Surrealismo e o Teatro do Absurdo. A peça seria mais tarde reescrita por Jarry e estreada em Paris, em 1896, em ambiente de grande polêmica.
A ação passa-se na Polônia, ou seja, em lugar nenhum, como o próprio Jarry afirmou na apresentação da peça. Ubu: personagem monstruoso, despótico, corrupto e sem escrúpulos, assassina o rei Venceslau e usurpa o trono polonês. Exercendo o poder de forma brutal e sanguinária ao longo de uma sucessão de episódios essencialmente absurdos, a sua política vai-se revelando catastrófica e Ubu, juntamente com a inseparável Mãe Ubu, acabam por fugir de barco para França."
A adaptação em 'filme para a tv' francesa de Averty (1965): suas sequências sugerem uma tapeçaria viva em preto e branco. É fiel ao texto original e à sua estética pictórica para teatro "proto-surrealista".

Estreia Mundial:
21 de Setembro de 1965
Outras datas

Elenco de Ubu roi (Rei Ubu)

Mais
Denunciar algo errado
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: