3. > Um caminho a seguir: Vida no fim do império

Título What a way to go: Life at the end of Empire (Original)
Ano produção 2007
2007 ( Mundial )

O documentário mostra rapidamente o cenário onde estamos hoje ( temas como o esgotamento do petróleo, mudanças climáticas, superpopulação, espécies em extinção..), e o principal; como foi que tudo começou, quais as causas de tudo estar assim, o filme não propõe nenhuma associação á um grupo ou organização para solucionar os problemas, pois pressupõe-se que entendidas as causas, todos devem saber o que fazer localmente.

Entre as causas, o doc fala da agricultura de grãos, onde os primeiros povos que iniciaram nessa atividade tiveram como resultado uma saúde precária, mal desenvolvimento e morte precoce , divisão de classes, trabalho excessivo, gasto de calorias para se produzir maior que o que o alimento oferece, etc.. O isolamento do humano da natureza e as consequencias disso..

Contém entrevistas com Daniel Quinn, Derrick Jensen, Richard Heinberg e muitos outros.