2. > Curtas Metragens
  3. > Um Trem Chega à Estação

Título A Train Arrives at the Station (Original)
Ano produção 2016
2016 ( Mundial )

Andersen escreveu sobre seu filme mais recente: “Ele surgiu do trabalho de Os pensamentos que outrora tivemos. Havia uma cena em particular que tivemos que cortar, cuja perda eu lamentei. Era uma cena de um trem chegando na estação de Tóquio de O Filho Único de Yasujiro Ozu. Decidi fazer um filme em torno dela, uma antologia de chegadas de trem. Ele contém 26 planos e cenas de filmes entre 1904 e 2015. Ele possui uma estrutura serial simples: cada sequencia em preto e branco na primeira metade rima com uma sequencia colorida na segunda metade. Desta forma, o primeiro e último planos mostram trens chegando em estações no Japão vistos de baixo para cima. No primeiro plano (O Filho Único), o trem se desloca para a direita; no último plano ele se desloca para a esquerda. Um trem bala substituiu a locomotiva a vapor. Depois de todos estes anos, eu fiz outro filme estrutural, apesar desta não ser minha intenção original.”