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Na verdade uso isso aqui mais pras séries e os filmes tão quase tudo no https://letterboxd.com/patsca/

Últimas opiniões enviadas

  • Ricardo Zimmermann

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    "Senhoras e senhores, essa é a humanidade que todos nós pertencemos, cada um olhando só para si" - diz o intruso.

    O filme começa com um intruso invadindo uma peça, frustrando os planos de quem teria pago para vê-lo, para falar sobre "o seu caso", pensando que o seu caso merecia uma espécie de atenção extraordinária. De repente, mais pessoas entram na peça, fazendo parte ou não do elenco original, querendo a mesma atenção para os seus casos. Todos os casos nesta parte do filme tem sua irrelevância refletida em um palco vazio.
    A segunda parte começa. O primeiro vídeo da peça é repetido, mas dessa vez ele está em preto e branco e silenciado. Outro personagem estranho aparece na peça para contar o seu caso, dessa vez um narrador que se sobrepõe ao vídeo original emudecido. O narrador traz um texto mais profundo do que as outras trivialidades ao que o elenco predecessor queria dizer, e este "aumento de importância" pode ser visto porque era o suficiente para silenciar os casos da outra equipe. Embora o nível de discurso teve um aumento, o palco permanece vazio e fecha as cortinas.
    A terceira parte começa. O novo aumento do nível do discurso transforma os casos do primeiro elenco em casos tão estúpidos que eles foram até satirizados, que pode ser visto na substituição do áudio original para um texto aleatório de Beckett. Durante a mesma confusão da primeira parte, com a busca por atenção do elenco e etc., um novo intruso invade a peça, agora, um desconhecido, que prepara um projetor e projeta um vídeo, em que o conteúdo é, basicamente, a desgraça, como a pobreza e guerra. Aqui vemos o início de uma etapa: o elenco da primeira parte reconhece a estupidez de seus casos e permanece em silêncio para assistir o "caso do vídeo", também reconhecendo a existência de uma enorme quantidade de "casos" mais importantes do que a deles.
    A quarta parte começa, com o diálogo entre Jó e Deus. Exposto em um cenário anacrônico, com a terceira parte "emprestando" seu contexto (a desgraça mostrada no vídeo) para a quarta parte, para reforçar a existência de uma desgraça maior e universal contra casos particulares. Aqui, a pessoa quer, devido a sua lepra, uma extraordinária atenção: uma atenção que pode até enfrentar Deus, falando duma possível injustiça divina. A hanseníase é, sem dúvida, um caso sério, mas o conjunto descrito, e o desprezo de seus parceiros ouvindo o caso, reforça, para nós e Jo, a irrelevância do caso. Então Jó, através da reflexão, da conduta provocativa de seus parceiros e da própria postura de Deus, reconhece a irrelevância do seu caso. Depois do arrependimento de Jó, ele ganha uma "recompensa" de um Deus, e o prêmio é: um cenário maravilhoso (destinado a ser a sua casa); a lepra é curada; seu gado é aumentado e; especialmente, um palco. Seu caso de superação é muito mais atraente do que a banalidade dos anteriores, refletido em um palco cheio dando atenção "para o seu caso".

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