filmow.com/usuario/davimcmello/
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > davimcmello
24 years, São Paulo / SP (BRA)
Usuário desde Julho de 2010
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Davi Mello

    Desde a sua passagem no Festival do Rio, de onde saiu vencedor de quatro prêmios, muita gente comparou "Aos Teus Olhos" com o filme “A Caça” (Jagten, 2012), de Thomas Vinterberg. Em ambos os filmes, um professor que leciona para crianças é acusado de assédio sexual e, com isso, sua vida sofre um reboliço. Contudo, se n”A Caça” não há dúvidas de que o protagonista Lucas (Mads Mikkelsen) não cometera nenhum tipo de crime – inocentado apenas pelo espectador, então a única testemunha ocular em sequências que só são apresentadas a ele, logo, desconhecidas pela comunidade dinamarquesa onde se passa a história, motivo da violenta perseguição ao professor – , em “Aos Teus Olhos” a diretora Carolina Jabor trabalha o tempo todo com a dúvida, ausentando a testificação dos acontecimentos ao evitar uma câmera ubíqua.

    Rubens, numa ótima interpretação de Daniel de Oliveira, é um personagem de construção ambígua, um professor de natação de extrema simpatia em seu ambiente de trabalho, mas de igual petulância e de condutas machistas, quando não mais questionáveis, longe de seus vínculos profissionais. Carolina Jabor beneficia a direção do filme com essa visão que evita a unilateralidade de personagens e acontecimentos, demonstrando-se mais segura – uma segurança até muito enrijecida – do que em seu primeiro longa-metragem de ficção, “Boa Sorte” (2014).

    Da mesma forma, o roteirista Lucas Paraizo se aproveita da massiva participação de internautas em redes sociais para a ativação de tensões. Em tempos em que o acesso já não se difere em questões geracionais, difundido a indivíduos de todas as idades e das mais diversas classes, garantindo um acompanhamento direto com grupos familiares e institucionais, “Aos Teus Olhos” se preocupa em estimular o debate sobre exposição e linchamento virtual a partir do momento em que ocorre uma rápida viralização de julgamentos precipitados. Algumas das sequências de maiores impactos estão presentes nas multi-telas de interações do caso. As trocas de mensagens entre os pais dos alunos, mensagens que contrapontam a condenação e a preocupação da exposição impetuosa, causam um desespero bem caro aos filmes de suspense, passagens que também lembram a intensificação de sensações presentes no recente “Personal Shopper” (2016), de Olivier Assayas.

    Atentos ainda à questão de gênero, Paraizo e Jabor não velam o machismo e a homofobia que acompanham situações desse porte. Ao ser acusado de beijar um menino no vestiário do clube, Rubens vê a sua sexualidade sendo questionada, como se isso fosse de igual ou maior importância do que o suposto crime cometido, ferindo o orgulho heteronormativo do pai da criança (Marco Ricca). Extrapola-se, no entanto, quando contraditoriamente o filme se vê no direito de criar situações deveras expositivas para a afirmação da heterossexualidade de seu protagonista, gerando constrangedores desconfortos.

    Mesmo sendo um curioso e honesto exemplo de um filme de gênero nacional, “Aos Teus Olhos” ainda tende a ser lido com uma problematização necessária aos nossos tempos – e muito em voga nas redes mundiais. Ao trabalhar apenas com especulações, sobretudo não se aprofundando mais do que a sua própria sinopse sugere, é um filme de emoções controladas e perigosas, pondo em risco a apuração de casos sobre o assédio, independentes de gênero e faixa etária, podendo funcionar não muito diferente do que uma reportagem da mídia evasiva e tendenciosa, que muitas vezes questiona as vítimas, não os opressores.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Davi Mello

    A obra de Schwizgebel é formada por uma narrativa cíclica, partindo da fragmentação, do deslocamento e da condensação para criar suas pinturas vertiginosas e oníricas, logo, também versando com o cubismo e o surrealismo. No mundo de Schwizgebel, a grande surpresa é ver no que um objeto comum, como um graveto varrido pelas ondas de um mar revolto, consegue se metamorfosear. No curta-metragem "Hors-Jeu" (1977), por exemplo, dois times disputam uma partida de futebol, times cujos jogadores são formados por pinceladas rápidas e sem contornos, quase abstratas, e que ao longo do filme se transformarão em jogadores de basquete e de hockey. A metamorfose é sempre sutil e enigmática, criando uma ilusão mágica, meticulosamente trabalhada frame a frame e sem a necessidade de efeitos fusionais.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Davi Mello

    Dos curtas de Schwizgebel, "Retouches" (2008) é o mais próximo de um empirismo artístico ao dar protagonismo às intromissões da mão de seu pintor. É basicamente um resumo da filmografia de Schwizgebel, metamorfoses e as escadarias do tempo, permitindo que folhas secas alcem voos sobre a tela, como lantejoulas de um Carnaval que logo serão penteadas. São traços abstratos ou de uma ingenuidade infantil, que criam soluçantes grilos, riscando a película, oxidando-a em sua primazia mística-visual, como se houvesse um encontro entre Hans Richter e Stan Brakhage.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Lucas
    Lucas

    Olá, Davi, tudo bem?

    Você poderia me dizer como foi que assistiu a Zorns Lemma?

  • Anderson Ribeiro
    Anderson Ribeiro

    Hola! Tá bem rapaz?

  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/