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Piracicaba (BRA)
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o bom cinema sempre me foi uma das mais queridas proximidades da morte. mas eu em si sou só a concretização humana de uma ideia imbecil

Últimas opiniões enviadas

  • Gabriel G.

    A arte de abrir o netflix pra assistir qualquer coisa despretensiosamente e se deparar com uma puta proposta boa. 2. Morosidade, possíveis absurdos, gordas incompletudes: a arte de, em séries ou filmes, usar bem elementos comumente ruins, como recurso artístico deliberado.
    Há algo de divertido na atmosfera e na humanidade dos personagens de Southcliffe.
    Mas, antes, preulas prenhas, quanta avaliação negativa. (É óbvio que só numa impressão pessoal,) Southcliffe não tem um desenvolvimento lento, nem propriamente abrupto; tudo parece perfeitamente no ponto, minuciosamente encaixado. Quando realizada com jeito, a fragmentação narrativa na ausência de linearidade só aumenta o sabor de assistir e intensifica clímaxes: e aqui pululam inúmeros méritos; o roteiro é lindo de ver, as tomadas, edição de som, direção de arte e a fotografia cinzenta são um largo repasto...
    Agora, em particular as atuações, sem exceção estupendas, seja numa amostra de fragilidade humana como na de Shirley Henderson, ou na cara hirta e seca das ideias de si e consumações na do Sean Harris.
    Mas talvez o que torne a minissérie um prato um tico mais especial se dê ainda em outros dois personagens, o eventualmente cabaço repórter perplexo e o curioso marido infiel: à primeira vista pode parecer uma estranheza predominante, mas transcorre do início ao fim um ótimo humor negro, quase implícito, em sorrisos e suspensões, como uma oposição visual na estreita similaridade das faces quando riem e quando choram, idênticas. Se, por um lado, fica no ar o tato diante do trauma de terceiros e a tessitura delicada das uniões ou desuniões entre os seres, em outro, sugere-se uma ideia um tanto simultaneamente verossímil e cruel de como as pessoas se autoafetam sendo incrédulas à realidade de suas próprias dores ou convencendo-se excessivamente da mesma.
    Longe da perfeição, é claro, mas a somatória geral resulta num troço plenamente aceitável. Sofisticado, risível e comovente.

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  • Gabriel G.

    tão humano... a maneira com que esse filme extorque dores e até lágrimas de quem o assiste é tão crua e peculiar.
    se o coppola, quatro décadas antes dessa obra, já mostrava que sabia ser uma implosão cinematográfica, somos um bando de felizardos espectadores por ele continuar reiterando isso, seja de forma sutil, explícita, lenta, brusca, introvertida, extrovertida ou, oras, até mesmo de uma forma argentina;

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    o francis talvez seja como aquela borboleta, do começo do filme, que só bate e investe e se arremessa contra a luz, ininterrupta... ele é um dos poucos que conduz um filme como se fosse uma orquestra e uma câmera como se fosse um instrumento sonoro, como se cada cena fosse uma parte solo da sinfonia final.
    e eita, esse roteiro, essa fotografia que derrete nos olhos (remissões a murnau, welles, enfim), mais esse divino tango que o cinema coppolano fez nesse filme em particular com teatro e poesia... tão arguto, junto a uma quase-crítica à senciência na interpessoalidade, eu diria: um ambiente narrativo rodeando gallo de caricaturas só o fez ficar em relevo, e mais crível sua incredulidade; o refino temático e estético logo certifica de quem é a autoria -- o teor da sua embriaguez audiovisual talvez não esteja aqui tão alto, mas não subestimemos despercebidamente o que pode ser uma versão light e em miniatura de uma estrutura até, digamos, karamazoviana.
    o francis é um don da arte de fazer filmes, um papa da 35mm! aplausos!

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  • Gabriel G.

    WWWWOAARRRGH QUE FILME FODA, MEU DEUS. foi um transplante cerebral sem anestesia. mesmo sendo algo muito pessoal, creio que dê pra falar que esse é daqueles filmes que você termina se sentindo muito, demais, genuinamente humano (e não num bom aspecto), você termina com a impressão de que se é muito burro não só pro filme como pra toda sua vida, e ao mesmo tempo com um receio gelado de ter entendido certa parte direito.
    Porque assistir isso aqui é ter a cara esfolada num muro áspero de ideias lindas. ele reverbera o fato de que "se algo é mostrado ao espectador, é arte; e se é contado, é um artigo" -e é extraordinária a forma fluente com que esse grego faz posicionamentos que pra muita gente ótima já foi coisa inapreensível. uma das propostas mais originais desse século. se fosse, numa leitura já advertidamente ruim e redutora, pra comentar o impacto do espectro físico,

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    nada como o cinema pra tornar um atropelamento mental o que normalmente seria uma ideia filosófica estéril. num filme epistemológico desses, dá pra começar com a inferência básica de que qualquer saber é um relativismo ou vindo de um axioma, sendo esse saber axiomático só um relativismo numa embalagem.
    Disso, ele parece dizer que o funcionamento das pessoas e a dinâmica humana num geral se baseia completamente em valor psicológico agregado, a qualquer objeto, tanto em semântica (o caso dos zumbis, ou florzinhas) como emocionalmente, em questões mais profundas (o caso dos adesivos na cama, por exemplo), sendo razão e lógica uns dos preenchimentos mais débeis e fracos desses possíveis valores.
    e se nos parece cômico ou absurdo que se criem filhos dizendo-lhes que gatinhos são os piores animais do mundo, e que tais palavras não são tais palavras (uma vez que o filme põe os filhos como alienados e põe o público no mesmo nível que o pai), isso só se dá pois é certo que acontece o mesmo com nós — as coisas que tomamos por piores e mais prejudiciais podem muito bem não ser as piores e mais prejudiciais, e sim somente as mais excluídas, mais bem caluniadas e difamadas, e seguimos assim sem percebê-lo. (um bom exemplo disso é que até mesmo a tentativa de sair dos muros da mais velha, naquela cena memorável, está dentro dos padrões anteriormente impostos: para fazê-lo, ela tanto quebra o canino como espera no carro). apenas em proporções maiores, nossas crenças e limitações devem ficar mais ou menos pelo mesmo: só um círculo dentro de um círculo dentro de um círculo.
    É assim que se termina o filme com a impressão de terem tirado uma película dos seus olhos – e com a coceira incômoda de saber que debaixo dela haverá outra –, olhando diferentemente para si e para o mundo, tanto para trás como para a frente. nesse aspecto o lanthimos parece inclinado à empiria, e com as coisas se explicando por si mesmas (têm todas muito mais existência que significado), nunca pelas “generalizações especificantes”.
    Continuando, outro agravante seria que a causa da deterioração do lar organizado decorre de coisas a priori, que segundo o filme não se tirariam de um indivíduo mesmo quando criado dentro de muros e passando tudo o que chega a ele por um crivo anti-insubordinação (crivo tão profundo que até mesmo muda os significados de palavras potencialmente perigosas) – mas enfim, coisas a priori como medo e instinto assassino em função do desconhecido (pro gatinho), o princípio do prazer (até em alguém de fora, christina --nesse aspecto, ô filminho freudiano) etc. sobre o prazer, aliás, outro argumento ótimo: não existe uma diferença tão drástica entre a relação da christina com a mais velha e as nossas relações humanas, somos todos um pouco assim (tudo que ela queria era receber sexo oral e a outra queria algo em troca: em suma, desejos, caprichos sutis e satisfações de vaidades), tendo os nossos casos só uma tênue mudança na complexidade desse quid pro quo.
    enfim, um divino registro da jornada (e das inúmeras dificuldades dela) rumo às alforrias mentais; todos condenados ao autismo generalizado, e ao pleno desconhecimento do mundo e de nós: ficar em posição quadrúpede, não ultrapassar a linha e latir pro lado de fora deve ser, diante daquilo que consideramos nosso cotidiano, senão mais, tão natural quanto.
    já escrevi demais, mas kynodontas tem pauta pra um liceu – sede de submissão, sobre as crianças desenvolverem a índole maldosa com o transcurso na vida ou nascerem todas com todos os maus inumanos e terem essas pulsões supridas com processos moralizantes, egotismos, egoísmos, dilemas últimos da linguagem -“ter um sentido” não “tem um sentido”!!!-, projeções, sexualidade,

    adestrar cachorros e adestrar pessoas... triste, o aviãozinho nem sempre cai.
    esse filme é jesus!!!!

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  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

  • Magno
    Magno

    entendi o sentido da foto, achei ainda mais interessante rs.
    Ok, Computer, Ammenesiac e o Kid A são os meus favoritos. Escrevi o meu primeiro livro, praticamente todo, ao som do primeiro disco citado. acredito ter enlouquecido ainda mais. faz parte, quem mandou mexer com arte? rs
    Acc lá no facedrugs.
    Abraço!

  • Magno
    Magno

    Ah, adoro ovelhas, quanto mais felpudas mais interessantes. e sim, Radiohead é a minha banda favorita rs

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