filmow.com/usuario/gustavovendramel
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > gustavovendramel
34 years
Usuário desde Fevereiro de 2020
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Gustavo Vendramel

    Comecei ver o filme e tive aquela sensação que já tinha visto aquelas cenas em algum lugar, pausei o filme e depois de uma rápida pesquisa descobri que Vanilla Sky era um remake desse filme, a princípio foi decepcionante pois avaliei Vanilla Sky com nota 1,5 aqui no Filmow, todavia isso não foi um impedimento para prosseguir vendo o filme que por sinal eu não me recordava do plot twist nem do final.

    Após o término do filme que achei ótimo nota 5 estrelas e com direito a favorito, fiquei pensando como era possível tamanha discrepância entre minha nota nos filmes com a mesma base de roteiro. Fiz questão de ver Vanilla Sky logo em seguida.

    E os méritos para Abre Los Ojos é todo da direção de Alejandro Amenábar, que conseguiu criar um clima muito mais obscuro, sombrio e reflexivo enquanto Vannila Sky tem uma pegada muito mais comercial voltada para os padrões de Hollywood que do início até praticamente a metade do filme parece ser uma comédia romântica.

    O grau de deformidade do protagonista que após o acidente está irreconhecível é essencial para justificar a sua decisão no decorrer da história, já em Vannila Sky não tiveram a coragem de deixar Tom Cruise irreconhecível (sei que para os padrões comerciais de Hollywood no início dos anos 2000 seria quase um tabu), o personagem teve apenas algumas cicatrizes e foi o que não me convenceu a entender da sua decisão no decorrer da história.

    Todas as alterações de Vanilla Sky ante Abre Los Ojos em relação ao meu gosto pessoal foram para pior, e ainda conseguiram deixar o filme mais longo, o final chegou a ser até um pouco piegas, enquanto Abre Los Ojos é praticamente perfeito do início ao fim.

    Ao meu ver Abre Los Ojos é muito superior a Vanilla Sky, como gosto é pessoal e sei que muitas pessoas preferem Vanilla Sky, veja os dois filmes e tire sua própria conclusão, de preferência assista primeiro Abre Los Ojos.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Gustavo Vendramel

    Visto ontem e após muito pensar sobre o filme, acredito que cheguei em uma conclusão:

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Trelkovsky na verdade é Simone Choule! Agora explicarei os motivos que me levaram a essa conclusão. O filme começa com Trelkovsky chegando no prédio, ele é recebido pela porteira que desde o princípio não o trata bem. Enquanto a porteira tenta abrir a porta do apartamento, Trelkovsky faz um movimento com a mão como se ele soubesse a maneira correta de abrir a porta em questão, ou seja isso reforça que ele é Simone Choule, a porteira mostra o apartamento e ela diz a Trelkovsky que a inquilina anterior atirou-se pela janela e ri de forma maléfica, ela mostra o local da queda e diz: - Ela ainda não morreu, mas seria melhor que estivesse morta.(essa frase fará todo sentido, no final da minha resenha, pois se Simone estivesse realmente morta, Trelkovsky em tese teria uma vida normal) Trelkovsky questiona - e se ela melhorar? A porteira diz - Não se preocupe, ela não vai melhorar. Em seguida ela o mostra da janela e diz - É uma vista que vale a pena olhar! e novamente ri de forma maléfica.

    Vou tentar ser mais breve para não alongar muito a resenha, pois se escrevesse todos os detalhes deixaria o texto muito longo.
    Apenas com essa parte inicial da história, podemos perceber que os acontecimentos não são naturais. Quem aluga um apartamento de quem ainda não morreu e ainda tem a convicção que Simone Choule não vai melhorar e por que a porteira é tão sinistra?

    Trelkovsky vai até o hospital e pergunta a enfermeira chefe sobre Simone Choule, ela diz que Simone não deve ser incomodada que ela esteve em coma até ontem. Essa fala foi uma das mais importantes no meu ponto de vista, pois acredito que toda a história de Trelkovsky se passa enquanto Simone está em coma!

    Simone tinha muitos problemas com os seus vizinhos, Stella diz a Trelkovsky que Simone não gostava de homens, acredito que os vizinhos que eram muito conservadores não a aceitavam do jeito que ela era e pegavam muito no pé dela de forma exagerada, qualquer barulho era motivo de reclamação, o que a levou em um estado de paranoia muito grave, ela acreditava que estava sendo observada a todo momento pelos vizinhos que ficavam o muito tempo no banheiro, esse estado mental debilitado foi o que fez ela se jogar do seu apartamento

    Durante o coma, ela busca uma fuga dos seus problemas, creio que ela imaginou se fosse um homem ela não teria problemas com os seus vizinhos e teria uma vida normal, porém ela estava enganada, mesmo sendo Trelkovsky os problemas continuavam ali. Simone tinha um amor reprimido por Stella, na cena do cinema Stella começa acariciar as partes íntimas de Trelkovsky e o beijar, e em estado de coma essa foi a maneira que Simone encontrou para ter o seu desejo por Stella correspondido. Durante a missa de despedida de Simone, Trelkovsky avista Stella e pouco a pouco vai mudando de assento para chegar mais próximo de Stella, entretanto o discurso do padre diz "- Sim, Cristo subiu aos céus e juntou-se aos anjos nas alturas, mas não para criaturas como você, cheia de vícios mais infames, ansiando apenas a satisfação carnal, como te atreves a caçoar e zombar de mim diante meus olhos? que audácia! que fases aqui, em meu templo? teu lugar é no cemitério... nunca entrareis no meu reino." o discurso faz Trelkovsky passar mal e ir embora da igreja. A partir daí, Trelkovsky cria um bloqueio que o impede de sentir atração carnal por mulheres, em sua festa de inauguração do apartamento, ele fica totalmente desconfortável quando uma mulher pega em suas partes íntimas, no decorrer do filme ele vai se transformando pouco a pouco em Simone, sentando no mesmo lugar que ela sentava na cafeteria, trocando a marca do cigarro e bebendo o chocolate quente que Simone bebia, o que nos mostra que era impossível ele fugir da sua transexualidade, Simone queria ser Trelkovsky, Trelkovsky queria ser Simone.

    Quando Trelkovsky se joga do apartamento, na verdade ele não queria morrer, ele mesmo diz em uma conversa com Stella que "nunca compreenderei o suicídio, não sou contra, mas vai além da minha compreensão." O que ele realmente queria era se livrar de Simone.

    Quando Trelkovsky conhece os amigos de Stella, durante a conversa, Stella diz para Trelkovsky, Simone estava olhando para você quando soltou aquele grito. Na cena final, quando Trelkovsky todo enfaixado solta aquele grito, na verdade quem grita é Simone ao ver Trelkovsky pois a tentativa de se livrar de Trelkovsky foi em vão, pois ele continuava ali, presente consigo até o seu último momento de vida.

    Espero ter ajudado.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Nenhum recado para Gustavo Vendramel.

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.