Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > heymatheus
21 years, Natal - RN (BRA)
Usuário desde Maio de 2014
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

That's all folks!

Últimas opiniões enviadas

  • Matheus Medeiros

    Devido ao número de comentários negativos à respeito dos "clássicos", decidi escrever isso. Na introdução de seu livro Por Que Ler Os Clássicos, Italo Calvino tenta definir o que são clássicos. A partir da sua definição, adaptei-a para o meio "cinema".

    1. Os clássicos são aqueles filmes dos quais, em geral, se ouve dizer: "Estou revendo ... " e nunca "Estou vendo ... ".
    2. Dizem-se clássicos aqueles filmes que constituem uma riqueza para quem os tenha visto e amado; mas constituem uma riqueza não menor para quem se reserva a sorte de vê-los pela primeira vez nas melhores condições para aprecia-los.
    3. Os clássicos são filmes que exercem uma influência particular quando se impõem como inesquecíveis e também quando se ocultam nas dobras da memória, mimetizando-se como inconsciente coletivo ou individual.
    4. Toda vez que ré-assistimos a um clássico é como uma descoberta, como a primeira vez em que o vimos.
    5. Toda primeira vez que assistimos a um clássico é na realidade uma ré-assistir. A definição 4 pode ser considerada corolário desta:
    6. Um clássico é um filme que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer.
    7. Os clássicos são aqueles filmes que chegam até nós trazendo consigo as marcas das audiências que precederam a nossa e atrás de si os traços que deixaram na cultura ou nas culturas que atravessaram (ou mais simplesmente na linguagem ou nos costumes).
    8. Um clássico é uma obra que provoca incessantemente uma nuvem de discursos críticos sobre si, mas continuamente as repele para longe.
    9. Os clássicos são filmes que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são vistos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos.
    10. Chama-se de clássico um filme que se configura como equivalente do universo, à semelhança dos antigos talismãs.
    11. O "seu" clássico é aquele que não pode ser-lhe indiferente e que serve para definir a você próprio em relação e talvez em contraste com ele.
    12. Um clássico é um filme que vem antes de outros clássicos; mas quem viu antes os outros e depois vê aquele, reconhece logo o seu lugar na genealogia.
    13. É clássico aquilo que tende a relegar as atualidades à posição de barulho de fundo, mas ao mesmo tempo não pode prescindir desse barulho de fundo.
    14. É clássico aquilo que persiste como rumor mesmo onde predomina a atualidade mais incompatível.

    O autor ainda acrescenta que ninguém é obrigado a gostar dos clássicos e, também, que eles apenas ajudam-nos a definir nossos próprios clássicos, pois começamos a comparar a medida em que vamos assistindo.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Gustavo Carvalho
    Gustavo Carvalho

    Oi. Que bom, aqui também esta tudo bem. Assistiu algo de bom recentemente?

  • Gustavo Carvalho
    Gustavo Carvalho

    Tá aceito Matheus, seja bem vindo. Tudo bem por aí?

  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/