Mesmo sendo maltratado por todos, Baltazhar parace ser o único a perceber, ainda que silenciosamente, a brutalidade, orgulho desenfreado e imoralidade nos habitantes daquele povoado. Marie, a única que parece transmitir algum afeto ao jumento
, mesmo sendo insensível aos seus sentimentos em relação a Jacques, acaba tendo um fim tão doloroso quanto o do burrico
. Bresson consegue captar perfeitamente a visão de um mundo putrefato e violento sob os olhares do personagem principal, também fez isso perfeitamente bem em "Diário de um padre" ou "Diário de um pároco de aldeia."
A obra maestra da felicidade! Filme injustamente ofuscado e esquecido. Aborda os sentimentos mais afetivos em relação a paixão pela sétima arte, e a decadência das salas de rua.
Aquele final com aquela música sacra é patético. Para quem não sabe isso foi uma imposição da ditadura. Que não poderia suportar um personagem dizendo: "Eu não creio! Não creio!" Não é de hoje que política e religião estão atreladas.
O Mojica disse numa entrevista para o "Provocações", da TV Cultura, que o filme foi perseguido pela ditadura por mostrar a solução do problema das drogas. Parece que não querem a solução até hoje...
Certamente, não está entre os melhores filmes sobre a Segunda Guerra, porém, é agradável, divertido, e com um bom desenvolvimento de personagens. Apesar de Raffaele ser mal desenvolvido para um principal. Vale uma olhada.
Fellini nos apresenta aqui um espetáculo metafórico e metalinguístico, nos trazendo um questionamento extremamente pertinente a respeito da felicidade. O que é felicidade? Somos felizes? No início do filme, Guido não é feliz, visto que se sente sufocado pelo trabalho e pelas pessoas vazias com quem convive, no começo ele esta preso dentro do carro, e próximo ao fim, esta sufocado numa coletiva de imprensa ao lado de pessoas frívolas e fúteis. As mulheres do protagonista, todas são chatas, exigentes e voluntariosas, e Claudia, fruto da imaginação de Guido, é a idealização da mulher perfeita, porém, que no fim, é mais uma como todas as outras mulheres da vida do cineasta, se tornando real. Os flaskbacks da infância do protagonista são usados para ilustrar um período na vida do cineasta em que ele realmente foi feliz, e que, como já passaram, ele não é mais. Porém, em uma cena de Guido e Claudia no carro, ele pergunta a ela se é possível se agarrar em uma única coisa para ser feliz, e está coisa é a própria felicidade. Tanto que, no fim, ele se agarra a felicidade, e diz a Luisa que agora pode ser feliz, e que a vida é uma festa! por isso, vamos vive-la juntos. E isso é expresso na cena final, com todos os personagens juntos.
Mojica deu uma entrevista dizendo que este filme foi proibido por apresentar uma solução ao problema das drogas. Pois é, eles não queriam a solução ao problema. Até hoje não querem.
Se pararmos pra pensar, este filme tem uma puta crítica social. Todos os personagens são extremamente religiosos e supersticiosos, com exceção de Zé, e por isso, ele é perseguido pelos moradores e todos procuram fugir dele, pelo simples fato de não ser crente. Este tipo de situação se repete frequentemente no Brasil de hoje.
A Grande Testemunha
4.0 94 Assista AgoraMesmo sendo maltratado por todos, Baltazhar parace ser o único a perceber, ainda que silenciosamente, a brutalidade, orgulho desenfreado e imoralidade nos habitantes daquele povoado. Marie, a única que parece transmitir algum afeto ao jumento
, mesmo sendo insensível aos seus sentimentos em relação a Jacques, acaba tendo um fim tão doloroso quanto o do burrico
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Splendor
3.9 20A obra maestra da felicidade! Filme injustamente ofuscado e esquecido. Aborda os sentimentos mais afetivos em relação a paixão pela sétima arte, e a decadência das salas de rua.
JFK: A Pergunta Que Não Quer Calar
3.9 157 Assista AgoraPoderiam fazer um "Marielle - A Pergunta que Não Quer Calar"; sobre o assassinato da vereadora tão suspeito qto o de Kennedy.
Fale com as Abelhas
3.5 87 Assista AgoraÉ do tipo de filme que deve "chocar" a família tradicional brasileira.
Pinóquio
3.1 226 Assista AgoraSendo bem franco achei que essa dá de 10 a 0 na versão da Disney, que eu considero "lúdica demais". Veja legendado.
Violência e Paixão
4.1 30 Assista AgoraE daqueles filmes que começam meio normais e te arrebatam ao final. Muito foda.
O Oficial e o Espião
3.7 70 Assista AgoraO poder é uma instituição podre ao extremo. Esse filme deixa isso muito claro.
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro
4.1 3,5K Assista AgoraO povo vota pensando que o cara é o Nascimento qdo na vdd eh o Rocha.
Faça a Coisa Certa
4.2 397Não confunda a reação do oprimido com a violência do opressor.
Terra em Transe
4.1 285 Assista AgoraO pior é que passaram-se 53 anos e a política brasileira continua a mesma cafajestice de sempre. Atualíssimo.
Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver
3.9 111 Assista AgoraAquele final com aquela música sacra é patético. Para quem não sabe isso foi uma imposição da ditadura. Que não poderia suportar um personagem dizendo: "Eu não creio! Não creio!" Não é de hoje que política e religião estão atreladas.
O Despertar da Besta
3.8 76 Assista AgoraO Mojica disse numa entrevista para o "Provocações", da TV Cultura, que o filme foi perseguido pela ditadura por mostrar a solução do problema das drogas. Parece que não querem a solução até hoje...
O Caso dos Irmãos Naves
4.2 87 Assista AgoraA violência policial no Brasil é algo antiguíssimo.
Bacurau
4.3 2,7K Assista AgoraVamos fazer com o Bolsonaro o que a população fez com o Tony Jr.
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro
4.1 3,5K Assista AgoraSe todos os brasileiros tivessem entendido a mensagem desse filme, talvez o Bolsonaro não tivesse sido eleito.
Mediterrâneo
3.7 44Certamente, não está entre os melhores filmes sobre a Segunda Guerra, porém, é agradável, divertido, e com um bom desenvolvimento de personagens. Apesar de Raffaele ser mal desenvolvido para um principal. Vale uma olhada.
8½
4.3 409 Assista AgoraFellini nos apresenta aqui um espetáculo metafórico e metalinguístico, nos trazendo um questionamento extremamente pertinente a respeito da felicidade. O que é felicidade? Somos felizes? No início do filme, Guido não é feliz, visto que se sente sufocado pelo trabalho e pelas pessoas vazias com quem convive, no começo ele esta preso dentro do carro, e próximo ao fim, esta sufocado numa coletiva de imprensa ao lado de pessoas frívolas e fúteis. As mulheres do protagonista, todas são chatas, exigentes e voluntariosas, e Claudia, fruto da imaginação de Guido, é a idealização da mulher perfeita, porém, que no fim, é mais uma como todas as outras mulheres da vida do cineasta, se tornando real. Os flaskbacks da infância do protagonista são usados para ilustrar um período na vida do cineasta em que ele realmente foi feliz, e que, como já passaram, ele não é mais. Porém, em uma cena de Guido e Claudia no carro, ele pergunta a ela se é possível se agarrar em uma única coisa para ser feliz, e está coisa é a própria felicidade. Tanto que, no fim, ele se agarra a felicidade, e diz a Luisa que agora pode ser feliz, e que a vida é uma festa! por isso, vamos vive-la juntos. E isso é expresso na cena final, com todos os personagens juntos.
Chinatown
4.1 636 Assista AgoraE pensar em quantas situações como o que ocorreu com Evelyn acontecem na vida real.
O Ovo da Serpente
4.0 130Qualquer semelhança com o Brasil da atualidade não é mera coincidência.
Democracia em Vertigem
4.1 1,3KDeus tá vendo vocês desmerecendo o filme por suas ideologias políticas e não levando em consideração seus atributos técnicos.
O Despertar da Besta
3.8 76 Assista AgoraMojica deu uma entrevista dizendo que este filme foi proibido por apresentar uma solução ao problema das drogas. Pois é, eles não queriam a solução ao problema. Até hoje não querem.
Lula, o Filho do Brasil
2.7 1,1K Assista AgoraEsse filme ter representado o Brasil no Oscar foi ridículo ao extremo. Em 2011, havia ao menos 3 filmes infinitamente superiores. Politicagem pura.
Lula, o Filho do Brasil
2.7 1,1K Assista AgoraSe o filme fosse sobre o Bolsonaro, geral iria tá aplaudindo. Pura politicagem. E, quase ninguém aqui critica o filme por seus atributos técnicos.
P. S.: Sou contra esse tipo de filme, porque os acho panfletários demais. Independente de quem for o biografado.
À Meia-Noite Levarei Sua Alma
3.9 286 Assista AgoraSe pararmos pra pensar, este filme tem uma puta crítica social. Todos os personagens são extremamente religiosos e supersticiosos, com exceção de Zé, e por isso, ele é perseguido pelos moradores e todos procuram fugir dele, pelo simples fato de não ser crente. Este tipo de situação se repete frequentemente no Brasil de hoje.