filmow.com/usuario/nessa_portela/
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > nessa_portela
25 years (BRA)
Usuária desde Maio de 2011
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Vanessa Portela

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Um filme feito por e para mulheres. Não me entendam mal, qualquer um que tenha uma boa dose de sensibilidade é capaz de apreciar essa obra, independentemente de gênero. Tratando-se de uma espectadora mulher, no entanto, a história ganha um peso muito maior, quase que insuportável.

    A história é ambientada no pós segunda guerra, mas poderia ser facilmente adaptada para a atualidade. Os horrores que vitimaram as mulheres ali retratadas são os mesmos que atormentam qualquer mulher que, mesmo hoje, numa realidade suposta e aparentemente pacífica, "atreva-se" a sair sozinha ou a usar a roupa que bem quiser. Essa cultura que subjuga mulheres é anterior à guerra, sobreviveu à ela e permanece bastante expressiva, sem dar sinais de extinção.

    É interessante traçar um paralelo entre o sentimento de autopunição demonstrado pelas freiras, ultrajadas em suas crenças de forma tão ou mais intensa do que a violação física que sofreram, e o sentimento de culpa que tão comumente atinge as vítimas de abuso sexual, ainda que desprovidas de qualquer compromisso religioso. É a prova de que existe todo um cenário em que as atitudes da vítima são mais questionadas do que as motivações do abusador.

    O fato da ajuda também ter vindo das mãos de uma mulher, tão diferente das moças do convento em suas convicções, mas tão próxima a elas quanto aos medos que compartilham (o quase estupro da Mathilde é o elo de identificação que faltava entre elas), é algo fortemente simbólico.

    Por fim, a atmosfera de esperança que paira nas cenas finais deixa uma mensagem clara: juntas somos mais fortes.

    A quem interessar possa: o filme pode ser assistido online no Cinecultz ou baixado pelo Kickass. E tem legenda em português no Opensubtitles.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Vanessa Portela

    Quando eu acho que o Rick tá exagerando um pouquinho, vem um episódio desses pra nos lembrar que ele tá certo - e quem ainda tem o coração "puro" nesse novo mundo, inevitavelmente acaba morrendo (Tyresse, Beth e Bob podem nos lembrar disso).

    E pra não perder o costume: Carol dona do mundo <3

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

  • Giovanni
    Giovanni

    Bons favoritos!

  • Luiz Fernando Garcia
    Luiz Fernando Garcia

    Olá Vanessa, muito boa lista de favoritos, se tiver algo pra indica rou quiser alguma indicação é só falar ; )