Últimas opiniões enviadas
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Aqui Hitchcock, basicamente, faz um ensaio sobre a natureza do cinema. A proposta de um filme desenvolvido a partir do ponto de vista de um único local é uma limitação formal que abre possibilidades interessantes para a criatividade do autor.
Essa mesma limitação é o ponto central do filme, pois é dela que vai derivar o tema metalinguístico do voyeurismo. Jefferies, Lisa e Stella exercem o mesmo papel do cinéfilo: assistir aos acontecimentos passivamente; deles, entender sua narrativa/proposta e então, a partir de deduções, preencher lacunas, como aquelas de motivações das personagens.
A cena de agressão do Sr. Thorwalds à Lisa é o exemplo mais claro da passividade do espectador: Jefferies assiste a tudo com horror, mas nada pode fazer senão olhar. É justamente isso que caracteriza as artes em geral, a passividade e o efeito estético paralisante.
Já quando Jefferies é atacado pelo Sr. Thorwalds, aquele que antes era espectador passa a ser um ator ativo no acontecimento. Nessa cena, Hitchcock se utiliza de um paralelismo: o mesmo efeito e os mesmos sentimentos que Jefferies sentiu, na cena da estrofe anterior, são repercutidos em nós espectadores. Nada podemos fazer diante daquele medo e revolta senão olhar.
É o cinema.
Últimos recados
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Izadora
Tudo bão na medida do possível!
Menino acabei de terminar aqui Hereditary, fui ler os comentários sobre como "o novo terror" é incrível, lembrei só de Midsommar -_- e é praticamente a mesma duração, precisei pausar muitas vezes... Desde o começo da pandemia tem sido bem difícil pra mim ver filmes, mas séries consigo assistir por várias horas sem parar, então vou ficar te devendo essa indicação rs. Nem sei quantos comecei e larguei com 5, 10 minutos...
E vc tem assistido algo de bom esses tempos? -
Izadora
Mds uma solicitação que foi enviada por alguém mesmo hahah nem acredito..
Como vai? :) -
Márcinho WD
blz irmão.....mande indicações de filmes
Reassisti ontem e notei uma influência bressoniana que eu ainda não tinha reparado. Grande filme!