filmow.com/usuario/thiagolb/
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > thiagolb
36 years, Natal, RN (BRA)
Usuário desde Junho de 2012
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Thiago

    Comecei a ver o filme já com o pré-conhecimento do conto no qual ele se baseia, "O Sistema do Dr. Catrão e do Prof. Penna" ("The System of Dr. Tarr and Prof. Fether"), de Edgar Allan Poe. Por isso fui me indagando, enquanto assistia, se seria apenas uma adaptação da narrativa original ou se haveria algo mais. Felizmente, o filme não incorre no erro de repetir a história do conto, por dois motivos.

    Primeiro, porque é sempre arriscado transpor uma narrativa escrita para o cinema sem atentar para a especificidade da mídia áudio-visual. Segundo, porque aqueles que já conhecem o conto-base terão a oportunidade de ser surpreendidos por uma trama diferente, e assim o filme consegue trazer uma trama original.

    O filme traz reviravoltas em cima de reviravoltas, a primeira das quais, logo no início do filme, corresponde ao plot twist do conto de Poe. A partir daí, Brad Anderson elabora uma teia de narrativas que surpreendem o espectador incauto. Quando o filme se aproxima do fim, temos a impressão de que desde o início tudo se encaminhava para um batido clichê, mas temos enfim a última reviravolta, que torna "O Refúgio do Medo" um thriller que vale a pena ser visto (inclusive com aquele ar de suspense/terror B).

    De quebra, a obra pode ser usada como mote para uma densa discussão sobre a ética no tratamento psiquiátrico e a luta antimanicomial.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Thiago

    Interessante alegoria de um relacionamento abusivo e de suas consequências para a vítima. A protagonista é bem construída, com suas virtudes e fraquezas, mas não é uma personagem fraca. Uma mulher poderosa, mas cuja verdadeira força não está em seus superpoderes, como ela mesma vai descobrindo. Para além do escopo da fábula, é um modelo de representatividade feminina para as telespectadoras.

    Quem tem algum conhecimento sobre o universo Marvel terá várias surpresas, com aparições de e menções a personagens e conceitos.

    Achei a trama bem encadeada e significativa no que tange ao tema principal, que é o abuso nos relacionamentos afetivos, mas em alguns momentos achei que houve violência em excesso e mortes demais e desnecessárias.

    No cômputo geral, gostei bastante.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/