3. > Verão da Lata

Título Verão da Lata (Original)
Ano produção 2014
6 de Dezembro de 2014 ( Brasil )
Duração

Era o verão de 1987. De repente, milhares de latas começam a aparecer boiando no litoral de SP e RJ. Para a surpresa de quem as encontrava, cada uma continha um pouco mais de 1 kg de maconha. E, segundo relatos da época, a maconha era da melhor. Tão boa que renderia uma expressão utilizada por décadas: “da lata”. As latas vinham do navio Solana Star, que viajava da Austrália e havia parado no Rio, esperando para repassar a maconha para dois barcos com destino a Miami. A tripulação descobriu que o barco estava sendo procurado e despejou o arsenal no mar. Para quem as achou – ou compartilhou de seu conteúdo –, aquele virou para sempre o “verão da lata”. Já narrada em um livro, agora a história vai estar também nas telonas. O documentário “Verão da Lata” conta com muitas imagens de arquivo, além de animações e depoimentos de figuras-chave da época, como investigadores de polícia do Brasil e dos EUA, e celebridades como Fernanda Abreu, Lobão, Roger, Marina Person e Fausto Fawcett.