Victor Hugo, o Olhar do Artista

2002

Victor Hugo, o Olhar do Artista

• VICTOR HUGO - THE ARTIST'S EYE - Estados Unidos da América

Uma odisseia que nos permite mapear os mares da vasta imaginação de Victor Hugo, nos fazendo correr atrás de seus livros assim que o programa termina. Poucos escritores criaram, no decorrer de suas carreiras, tantas imagens quanto Victor Hugo - principalmente através de suas palavras, seus poemas, suas extravagantes sagas ficcionais e seus escritos valiosos, nos quais ele grava detalhes sobre sua própria vida, assim como a de seus contemporâneos, sua época e suas considerações sobre grandes homens, como Shakespeare. Mas ao longo de toda sua vida, Hugo também desenhou e pintou, produzindo guaches, aquarelas, desenhos, caricaturas, esboços, gravuras decorativas e caligrafias. Tudo em que colocava suas mãos é ilustrado: seus cadernos, seus livros, seus manuscritos - qualquer página em branco era um convite irresistível. Como com o resto de sua produção, ele sabia que seus numerosos desenhos e pinturas eram parte integrante de sua potência artística.

2002

Elenco de Victor Hugo, o Olhar do Artista