VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso

2010

VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso

baseado em 2017 votos

O documentário e o livro de Mariana Caltabiano contam a história de Marcelo Nascimento da Rocha que fingiu ser filho do dono da Gol. Ele passou quatro dias enganando todo mundo em um evento badalado em Recife. Comeu e bebeu de graça, foi paparicado por modelos, atrizes, empresários e apresentadores.

Deu entrevistas e posou para fotógrafos de colunas sociais. Apareceu em matérias de revistas como amigo “íntimo” das celebridades. Foi descrito como um dos maiores malandros de todos os tempos. Também se fez passar por líder do PCC, músico de bandas famosas, policial, tenente, repórter da MTV e olheiro da seleção. Atualmente encontra-se preso em Cuiabá.

O documentário, que fez parte da seleção de 2010 do Festival de Cinema do Rio e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é um relato detalhado feito pela autora após um ano de apuração. Além do personagem central, a escritora conversou com todos que de alguma forma participaram de sua história, com depoimentos de sua mãe, esposa, familiares, amigos, policiais e famosos para traçar o perfil do criminoso que se tornou personagem. O documentário foi adaptado para o cinema e traz o ator Wagner Moura no papel principal.

2010