Vivendo os Tombos: Carvoeiros

1977

Vivendo os Tombos: Carvoeiros

"... sobre a extração e fabricação do carvão vegetal, em Pompeu, MG, focalizando os carvoeiros em ação, suas vidas, dificuldades, relações com os patrões e com o trabalho, realizado em processo ainda medieval. O filme registra depoimento de um carvoeiro da região, apontando medidas viáveis e solicitando providências para a melhoria de sua condição de vida, vivida aos tombos."
"Documentário sobre a forma de sobrevivência das famílias que vivem do fabrico do carvão vegetal para fornecimento às indústrias de ferro gusa. Um trabalho primitivo que destrói a ecologia da região dos cerrados de Minas Gerais."
"Documentário sobre a extração e fabricação do carvão vegetal, em Pompeu, Minas Gerais, focalizando os carvoeiros em ação, suas vidas, dificuldades, relações com os patrões e com o trabalho realizado em processo ainda medieval. O filme apresenta depoimento de um carvoeiro da região, apontando e solicitando medidas viáveis para a melhoria de sua condição de vida, vivida aos tombos, sem, entretanto, jamais se furtar ao trabalho."

1977

Elenco de Vivendo os Tombos: Carvoeiros