3. > Waking the Green Tiger

Título Waking the Green Tiger (Original)
Ano produção 2011
2012 ( Brasil )

Conta a dramática ascensão do primeiro grande movimento ambiental chinês. Visto através dos olhos dos agricultores, ativistas e um ex-membro do governo, o filme destaca uma campanha extraordinária para parar um enorme projeto de represa prevista para o Rio Yangtze. Apresentando imagens inéditas de arquivo e entrevistas, retrata as campanhas do presidente Mao para conquistar a natureza em nome do progresso. Mao mobilizou milhões de pessoas que remodelaram a paisagem da China, lagos, florestas e pastagens foram destruídos e, tempestades de poeira liberada. Apesar das evidentes consequências, os críticos dessa abordagem foram silenciados por décadas. Mas após vários anos, pela primeira vez na história chinesa, cidadãos comuns ganharam o direito de falar e participar nas decisões do governo. E este documentário celebra as almas corajosas à frente da nova revolução chinesa.
No Brasil foi exibido na 'Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental'.