Aliados em Guerra

2001

Allies at War

• Grande Líderes - Brasil

"Allies at War" é um documentário histórico sobre a relação entre Winston Churchill, Charles de Gaulle e Franklin D. Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial. Em 17 de junho de 1943, o presidente Roosevelt escreveu ao primeiro-ministro Churchill; "Estou farto de De Gaulle, não há possibilidade de trabalhar com ele. Devemos nos separar de De Gaulle porque ele provou não ser confiável, não cooperativo e desleal com ambos os nossos governos." Foi uma coisa espantosa de se dizer, no auge da batalha, sobre um aliado. Durante toda a guerra, fora do brilho dos filmes de notícias sobre propaganda, a relação entre os três líderes ocidentais era tempestuosa, enganosa e rancorosa e que, mesmo hoje, continua sendo um assunto acobertado.

5 de Junho de 2001