Caçando Capivara

2008

Kuxakuk Xak - Caçando Capivara

Tradicionais ocupantes das densas regiões de Floresta Atlântica, entre o litoral da Bahia e Minas Gerais, os Maxakali hoje praticam seus modos de vida e sua estética em um espaço desertificado pelos extrativistas e fazendeiros que ao longo de três séculos invadiram suas terras. Em quatro investidas os caçadores saem com seus cães e espíritos aliados em busca da capivara, uma das únicas espécies de caça remanescentes na região. Mas estes movimentos não são uma busca alimentar sobre um território devastado. Ou não apenas: começam e terminam na casa dos cantos, onde reverbera o que está em jogo quando se encontra e mata aqueles humanos que se tornaram seres de outras espécies. Movimentos e cantos que desvelam à câmera a densidade do olhar, a intensidade dos encontros e a efervescência de eventos que se agitam sob um plano de aparente silêncio e quietude.

2008

Elenco de Caçando Capivara