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Joe Strummer

Nomes Alternativos: John Graham Mellor

68Número de Fãs

Nascimento: 21 de Agosto de 1952 (50 years)

Falecimento: 22 de Dezembro de 2002

Ankara - Turquia

Joe Strummer é conhecido por seu trabalho como vocalista e guitarrista da banda The Clash. Antes era integrante da banda The 101ers. Foi ainda membro dos The Mescaleros e temporariamente dos The Pogues.

''The Clash''

Em 3 de abril de 1976, o Sex Pistols (que na época não era uma banda muito conhecida) abriu o show para o 101ers em um local chamado Nashville Rooms em Londres, e Strummer ficou impressionado com eles. Algum tempo depois do show, Strummer foi abordado por Bernie Rhodes e Mick Jones. Jones era da banda London SS e queria que Strummer se tornasse o vocalista da banda dele. Strummer concordou em deixar o 101ers e se juntar a Jones, ao baixista Paul Simonon, ao baterista Terry Chimes e ao guitarrista Keith Levene. A banda foi batizada de "The Clash" por Simonon e fez o seu primeiro show no dia 4 de julho de 1976 em Sheffield, abrindo para os Sex Pistols no Black Swan (também conhecido como Mucky Duck, agora conhecido como Boardwalk). Em 25 de janeiro de 1977, a banda assinou com a CBS Records como um trio depois que Levene foi demitido da banda e Chimes saiu. Topper Headon mais tarde se tornou o baterista em tempo integral da banda.

Durante seu tempo com o The Clash, Strummer, junto com seus companheiros de banda, acabaram tornando-se conhecidos por terem problemas com a lei. No dia 10 de junho de 1977, Strummer e Headon foram presos por pichar "The Clash" na parede de um hotel. Em 20 de maio de 1980, Strummer foi preso na cidade de Hamburgo, Alemanha, por bater com uma guitarra em homem violento que estava na plateia do show do The Clash. Este incidente chocou Strummer e teve um impacto pessoal duradouro sobre ele. Strummer disse: "Foi um divisor de águas - a violência realmente me controlou pela primeira vez". Ele decidiu nunca mais lutar contra a violência com violência. Antes do álbum Combat Rock ser lançado em 1982, Strummer passou a ter problemas com o empresário da banda Bernie Rhodes, chegando a se distanciar da banda e a fazer uma viagem secreta para a França, o que fez com que Bernie Rhodes dissesse publicamente que Joe Strummer estava "desaparecido". Nesse mesmo período, o The Clash passou a enfrentar um momento turbulento causado pelas péssimas relações entre os membros da banda, o que fez com que o grupo começasse a desmoronar.

Em setembro de 1983, Strummer demitiu Mick Jones, o baterista Topper Headon acabou sendo expulso do The Clash por causa de seu vício em heroína, e Terry Chimes foi trazido de volta temporariamente para ocupar seu lugar até que Pete Howard (o baterista substituto), pudesse ser encontrado. Isso deixou a banda com apenas dois de seus membros originais, Strummer e Simonon. Rhodes convenceu Strummer a continuar, acrescentando dois novos guitarristas. Sob essa formação, eles lançaram o álbum Cut the Crap em 1985. O álbum teve um desempenho fraco nas vendas e foi bastante criticados por fãs e por críticos de música. Após o fracasso do Cut the Crap, Joe Strummer decidiu acabar com o Clash no ano de 1986.

Na introdução da banda no Rock and Roll Hall of Fame, o The Clash foi "considerada uma das bandas mais abertamente políticas, explosivas e emocionantes da história do rock and roll". Suas canções abordavam detalhadamente a decadência social, o desemprego, o racismo, a brutalidade policial, a repressão política e social e o militarismo. Joe Strummer esteve envolvido com as campanhas da Liga Anti-Nazista e do Rock Contra o Racismo. Posteriormente, ele também apoiou a série de concertos Rock Against the Rich organizada pela organização anarquista Class War. O álbum London Calling do The Clash foi eleito o melhor álbum dos anos 1980 pela revista Rolling Stone (embora tenha sido lançado no final de 1979 no Reino Unido, não foi lançado até 1980 nos EUA).

''Carreira Solo e Trilha Sonora (1986-1999)''

Após o fim do The Clash, Strummer trabalhou em várias canções para o filme de 1986 Sid and Nancy, incluindo "Love Kills" e "Dum Dum Club". Strummer também trabalhou mais tarde com Mick Jones e sua banda Big Audio Dynamite, contribuindo para o segundo álbum de estúdio da banda, co-escrevendo a maioria das canções, bem como produzindo o álbum junto com Jones.

Em 1987, ele fez uma pequena participação no filme Walker, dirigido por Alex Cox, como um personagem chamado "Faucet" e escreveu e atuou na trilha sonora do filme. Ele estrelou outro filme de Cox no mesmo ano chamado Straight to Hell, como o personagem Simms. Straight to Hell também apresentou a banda londrina-irlandesa de folk / punk The Pogues, como atores e contribuintes da trilha sonora. Strummer juntou-se aos The Pogues para uma turnê em 1987/88, substituindo o guitarrista doente Philip Chevron, que escreveu (em maio de 2008) no fórum online da banda: "Quando fiquei doente no final de 1987, ensinei a Joe todas as partes da guitarra em uma tarde e ele estava em turnê nos Estados Unidos como guitarrista adjunto no dia seguinte. Joe escreveu todas as abas com sua mão meticulosamente limpa em um longo pedaço de papel que ele colou na parte superior da guitarra para que pudesse olhar para baixo ocasionalmente quando estava no palco. " Esta turnê seria a primeira de várias colaborações com a banda.

Em 1989, Strummer apareceu no filme de Jim Jarmusch, Mystery Train, como um andarilho bêbado e de temperamento curto chamado Johnny (a quem a maioria dos personagens se refere como Elvis, para desespero de Johnny). Ele fez uma participação especial no filme de 1990 de Aki Kaurismäki, I Hired a Contract Killer, como guitarrista em um pub, apresentando duas canções ("Burning Lights" e "Afro-Cuban Bebop"). Estes foram lançados como um single promocional de 7 polegadas limitado a algumas centenas de cópias, creditado a "Joe Strummer & the Astro Physicians". Os "Astro Physicians" eram na verdade os The Pogues ("Afro-Cuban Bebop" foi relançado no box set dos The Pogues em 2008). Durante esse tempo, Strummer continuou a atuar, escrever e produzir trilhas sonoras para vários filmes, mais notavelmente a trilha sonora de Grosse Pointe Blank (1997).

Em 1989, Strummer produziu um disco solo com a banda Latino Rockabilly War. O álbum Earthquake Weather foi um fracasso comercial e crítico, e resultou na perda de seu contrato com a Sony Records. Também fez a trilha sonora do filme Permanent Record com a banda. Strummer foi convidado pelos The Pogues, que estavam se fragmentando como uma banda, para ajudá-los a produzir seu próximo álbum, lançado em 1990 como Hell's Ditch. Em 1991, ele substituiu Shane MacGowan como vocalista dos The Pogues em uma turnê após a saída de MacGowan da banda. Uma noite dessa turnê foi gravada profissionalmente, e três faixas ("I Fought the Law", "London Calling" e "Turkish Song of the Damned") foram lançadas como b-sides e novamente no box set de The Pogues em 2008 .

Em 16 de abril de 1994, Strummer se juntou à banda tcheco-americana Dirty Pictures no palco em Praga no Repre Club em Obecni Dum no "Rock for Refugees", um show beneficente para pessoas que ficaram desabrigadas pela guerra na Bósnia. Embora o set tenha parecido improvisado, Strummer e a banda passaram os dias que antecederam o evento ensaiando e "saindo" em Praga. O show começou com "London Calling" e sem pausa entrou em "Brand New Cadillac". No meio da música, a energia acabou. Uma vez que a energia estava de volta, Strummer perguntou ao público se eles se importariam se a banda reiniciasse. Eles então começaram novamente com "London Calling" e continuaram por mais meia hora.

Após esses auto-descritos "anos selvagens", Strummer começou a trabalhar com outras bandas; ele tocou piano em 1995 no hit britânico dos Levellers, "Just the One" e apareceu no single Black Grape "England's Irie" em 1996. Em 1997, enquanto estava na cidade de Nova York, ele trabalhou com o famoso produtor e engenheiro Lee "Scratch "Perry no Clash remixado e material dub reeditado da 101ers. Em colaboração com o percussionista Pablo Cook, Strummer escreveu e interpretou a trilha sonora de Tunnel of Love (Robert Wallace 1997), que foi apresentada no Festival de Cannes no mesmo ano.

Em 1998, ele fez uma aparição no programa animado de televisão South Park e apareceu no álbum Chef Aid: The South Park Album com canções inspiradas na série.

Durante esse tempo, Strummer estava envolvido em uma disputa legal com a gravadora do The Clash, Epic Records. O desacordo durou quase oito anos e terminou com a gravadora concordando em deixá-lo gravar discos solo com outra gravadora. Se o Clash se reunisse, eles teriam que gravar para a Sony. Durante os anos 90, Strummer foi DJ no BBC World Service com seu programa de meia hora London Calling. Amostras da série fornecem os vocais para "Midnight Jam" em Joe Strummer e o álbum final dos Mescaleros, Streetcore.

''The Mescaleros e Outros Trabalhos (1999–2002)''

Em meados da década de 1990, Strummer reuniu músicos de primeira linha em uma banda de apoio que ele chamou de The Mescaleros. Strummer e a banda assinaram com a Mercury Records e lançaram seu primeiro álbum em 1999, que foi co-escrito com Antony Genn, chamado Rock Art and the X-Ray Style. Na época a banda fez uma turnê pela Inglaterra, Europa e América do Norte.

Em 2001, a banda assinou com o selo punk californiano Hellcat Records e lançou seu segundo álbum de estúdio, Global a Go-Go. O álbum contou com uma turnê de 21 datas pela América do Norte, Grã-Bretanha e Irlanda. Mais uma vez, esses shows contaram com material do The Clash ("London's Burning", "Rudie Can't Fail", "(White Man) In Hammersmith Palais"), bem como covers de sucessos de reggae e ska ("The Harder They Come", "A Message to You, Rudy") e a banda regularmente fechavam o show tocando "Blitzkrieg Bop" dos Ramones. Ele fez um cover de "Redemption Song" de Bob Marley com Johnny Cash.

Em 15 de novembro de 2002, Strummer e os Mescaleros fizeram um show beneficente para bombeiros em Londres, no Acton Town Hall. Mick Jones estava na platéia e se juntou à banda no palco durante o "Bankrobber" do Clash. Seguiu-se um bis, com Jones tocando guitarra e cantando em "White Riot" e "London's Burning". Esta apresentação marcou a primeira vez desde 1983 que Strummer e Jones se apresentaram juntos no palco.

A última apresentação regular de Strummer foi na Liverpool Academy em 22 de novembro de 2002, mas sua última apresentação, apenas duas semanas antes de sua morte, foi em um pequeno clube 'The Palace' em Bridgwater, Somerset, perto de sua casa. Pouco antes de sua morte, Strummer e Bono Vox do U2 co-escreveram uma canção, "46664", para Nelson Mandela, como parte de uma campanha contra a AIDS na África.

''10 Grandes Proezas do Saudoso Mestre Joe Strummer''

1 – Ele se adaptou e aprendeu com a infância incomum.
Ele era filho de uma enfermeira com um diplomata britânico, e por conta do trabalho do pai, nunca teve uma infância “normal”, tendo morado no México, no Egito e na Alemanha enquanto era jovem.

Aos 9 anos de idade, ele e seu irmão, David, foram colocados em um colégio interno e Joe passou os sete próximos anos vendo seus pais apenas uma vez por ano:
Em 1970 seu irmão, que havia se juntado ao grupo fascista e de extrema direita National Front, se suicidou, e isso teve grande impacto na vida de Strummer.

Ao passar por essas adversidades todas, o líder do The Clash viu muita coisa de perto que iria ajudá-lo a entender o mundo e combater as injustiças através da música.

2 – Ele se tornou vegetariano bastante cedo (e continuou assim)
Não estamos entrando na discussão sobre o vegetarianismo ser um lado positivo ou não, mas é importante ressaltar que Joe Strummer parou de comer carne em 1971, quando tinha apenas 19 anos de idade e era bem mais difícil encontrar alimentação alternativa, e continuou mantendo seus hábitos até os últimos dias.

3 – Joe sempre celebrou o Rock And Roll
Antes de formar o The Clash, em 1974 Joe Strummer teve uma banda chamada The 101ers, fazendo referência ao endereço do squat onde ele vivia, que ficava na 101 Walterton Road.

O grupo tocava pelos pubs de Londres e fazia covers de bandas norte-americanas de R&B e blues, tudo isso somado às suas influências declaradas que vinham de nomes como Little Richard, Beach Boys e Woody Guthrie.

A banda chegou a compor canções próprias, mas os próximos anos mudariam a vida do músico, que em 1975 pediu para passar a ser conhecido como Joe Strummer, sendo que “strummer” tinha a ver com o modo como ele tocava guitarra em seus shows.

4 – Formação do The Clash
Em 1976 algo incrível aconteceu em Londres quando uma banda então desconhecida chamada Sex Pistols abriu para o 101ers.

Lá Joe Strummer encontrou o empresário Bernie Rhodes e o guitarrista Mick Jones, que tinha outra banda chamada London SS e queria que o músico se juntasse a ele de outra forma.

Nascia ali o The Clash, que ganhou esse nome do baixista Paul Simonon, e ainda completavam o grupo o baterista Terry Chimes e o guitarrista Keith Levene, que deixaria a banda mas formaria o também influente PiL.

O resto é história.

5 – Parceria com Mick Jones
A dupla Mick Jones / Joe Strummer certamente não ficou tão conhecida quanto Lennon e McCartney, mas foi fundamental para a história do Rock And Roll.

Juntos, os dois líderes do The Clash que também alternavam os vocais da banda escreveram músicas que ao mesmo tempo em que chocavam com a agressividade do Punk, também faziam as pessoas pensarem a respeito de questões das mais diversas.

Desemprego, abusos da polícia, racismo, repressão política, guerras e mais estavam sempre na pauta da banda em suas músicas e tudo era dito com muita propriedade, já que seus autores iam para as ruas, vivenciavam aquilo sobre o que falavam e não tinham medo de deixar as suas opiniões bem claras ao mundo.

Ao contrário de bandas como o Sex Pistols, que apostavam no choque pelo choque, Joe Strummer sempre fez questão de apresentar com o Clash canções que iam além da crítica pura e simples.

6 – Caldeirão de gêneros musicais
Se você pegar a discografia do The Clash irá perceber que nenhum disco é parecido com o outro.

Se o começo foi com o punk rock cru e direto, a banda passou a experimentar com reggae e ska já em London Calling (1979), apresentou um disco triplo conceitual e cheio de experimentações com Sandinista! (1980) e mudou completamente a sonoridade em Combat Rock (1982), adotando o post-punk e a new wave com suas características próprias.

Muito disso é influência de Joe Strummer, que conviveu com diversas culturas desde moleque e incorporou sons da África, Caribe, América do Sul e mais à sonoridade do grupo ao lado dos seus colegas de banda.

7 – The Pogues
Após o fim do The Clash em 1986, Joe Strummer passou a experimentar com diversas atividades diferentes.

Ajudou Mick Jones a produzir um disco do Big Audio Dynamite, atuou em alguns filmes de Alex Cox, e compôs músicas para a trilha de filmes como Sid And Nancy.

Com a banda The Pogues, porém, ele teve uma relação especial, já que nunca escondeu que achava Shane MacGowan, líder da banda, um dos principais compositores da sua época.

Em 1987, quando a influente banda de celtic punk saiu em turnê, precisou encontrar alguém para substituir o guitarrista Philip Chevron, que estava doente, e Joe Strummer aceitou o convite na hora. Ele excursionou com a banda e criou um vínculo que apareceria novamente em outros anos.

Em 1990 Strummer produziu o disco Hell’s Ditch e em 1991 substituiu o vocalista Shane MacGowan em uma turnê quando esse deixou a banda.

Há registros profissionais de um desses shows onde o grupo toca, inclusive, o mega hit do The Clash, “London Calling”.

8 – Carreira Solo
A carreira solo de Joe Strummer começou oficialmente em 1989 com o disco Earthquake Weather, mas ele não foi muito bem recebido pelo público e o músico acabou até perdendo seu contrato com a Sony após o álbum.

Dez anos depois, em 1999, ele se uniu a uma banda batizada como Mescaleros e aí sim começou o período mais prolífico da sua jornada pós-Clash.

O disco de estreia, Rock Art and the X-Ray Style, foi bem recebido, mas o segundo, Global a Go-Go (2001) colocou definitivamente o nome da carreira solo de Strummer no mapa e ele começou a excursionar e participar de festivais pelo mundo.

No álbum, ele misturou elementos de estilos musicais do mundo todo para fazer folk, reggae, world music e new wave, tudo em um lugar só.

Vale lembrar que ao invés de procurar uma grande gravadora para lançar seus álbuns, o músico preferiu se juntar a alguém que o entendia como poucos: Tim Armstrong, vocalista e guitarrista do Rancid, era também o dono da HellCat Records, e foi pelo selo que os três discos com o Mescaleros vieram ao mundo.

O último, Streetcore, foi um lançamento póstumo em 2003.

9 – “Redemption Song” e Johnny Cash
Foi nesse último álbum, Streetcore, que apareceu uma versão belíssima de Joe Strummer para “Redemption Song”, hino de Bob Marley.

A canção foi gravada pouco tempo antes da morte do músico e conta com o produtor Rick Rubin no teclado e piano. Rubin, que vinha trabalhando com outro mestre, Johnny Cash, acabou produzindo uma outra versão onde Strummer e Cash fazem um dueto histórico, lançado na caixa póstuma de Johnny, Unearthed.

10 – Seu legado foi celebrado das mais diversas formas
Após sua morte, o músico foi celebrado por vários colegas que vão de Bono, do U2, a Billy Bragg.

Em 2003, o The Clash entrou para o Hall da Fama do Rock And Roll e no mesmo ano, no Grammy, “London Calling” foi tocada por um time de primeira composto por Elvis Costello, Bruce Springsteen, Steven Van Zandt, Dave Grohl, Pete Thomas e Tony Kanal, tudo para homenagear o músico.

Quando morreu, Joe vinha trabalhando no terceiro disco com os Mescaleros, Streetcore, que foi lançado de maneira póstuma. Ele estava escalado para excursionar com o Pearl Jam na turnê de Riot Act, e havia se reaproximado de Mick Jones, alimentando boatos de que o Clash se reuniria pela primeira vez em 16 anos, o que nunca aconteceu.

Um mural foi erguido em homenagem ao músico em Nova York e seus amigos e familiares, criaram a Joe Strummer Foundation, conhecida inicialmente como Strummerville, para empoderar jovens ao redor do mundo através da música.

Em 22 de dezembro de 2002, Strummer morreu de repente em sua casa em Broomfield em Somerset, vítima de um cardiopatia congênita, conforme publicado em seu site oficial, ele morreu tranquilo em sua casa em Somerset, deixou esposa, duas filhas e uma neta.

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