O Jardim das Delícias

1970

El Jardín de las Delicias

Antonio Cano, 45 anos, é um importante empresário, que ficou gravemente ferido num acidente de carro. Devido a isso, ele está temporariamente paralisado e sofre perda de memória. A sua família, amigos e colegas de trabalho tentam recriar cenas da sua vida, a fim dele reavivar a memória, que, pouco a pouco, começam a regressar. Todos os dias Antonio é colocado no seu belo jardim, onde ele revive muitas memórias, reais e imaginários.
"Jardim das Delícias" é uma comédia negra sobre a repressão pessoal e política durante o regime de Franco realizada por Carlos Saura. Em O Jardim das Delícias, Saura infunde os seus já familiares, elementos arquetípicos da crise financeira, deficiência física, enfermidade, e caça a animais que foram introduzidos no seu filme seminal, A Caça como subversivos, símbolos icónicos para a rigidez da ideologia franquista corrompida.

O filme foi censurado pela sua sátira à burguesia de Franco, e pelas referências à Guerra Civil Espanhola.

1970