O Retrato do Artista Quando Jovem

1977

A Portrait of the Artist as a Young Man

Adaptação da obra homônima de James Joyce, que discorreu sobre si mesmo quando entrara na fase adulta da vida. Foi o primeiro romance de James Joyce, publicado em 1916. Narra experiências de infância e adolescência de Stephen Dedalus, alter ego do autor; termina com a recriação de seus ritos de passagem para a idade adulta, que incluíram deixar para trás a família, os amigos e a Irlanda e ir viver no continente. O filme evolui estilisticamente conforme o próprio Stephen se torna capaz de narrar-se de maneira mais sofisticada, baseou-se numa idéia que Joyce tivera havia mais de uma década, e que depois foi publicada na obra póstuma Stephen Herói. O Retrato do Artista é um romance de formação, tipo de romance em que é exposto de forma pormenorizada o processo de desenvolvimento físico, moral, psicológico, estético, social ou política de uma personagem, geralmente passando por fases de sua vida (infância, adolescência, adulta, maturidade).

1977

Elenco de O Retrato do Artista Quando Jovem