O Último Comerciante de Gelo

2012

The Last Ice Merchant

Tradições são feitas de rituais, costumes e memórias afetivas. Elas ajudam a contar um pouco sobre quem somos. Mas quando uma tradição deixa de fazer sentido?
Este curta coloca essa questão em discussão por meio da comovente trajetória de Baltazar Ushca, o último vendedor de gelo do Monte Chimborazo (Equador).

A exploração de gelo nas montanhas faz parte da cultura popular do país, um ofício passado de geração a geração que está a caminho do fim. Todos os dias Baltazar vai até às montanhas coletar gelo, uma atividade braçal, solitária e mal remunerada. Ele sonha com o dia que um de seus filhos se interessará pela profissão, mas reconhece que a vida fora das geleiras exige menos sacrifícios. Afinal, o que torna esse ambiente de trabalho tão atraente? Indo além, será que trabalhos intelectuais trazem necessariamente mais satisfação que trabalhos manuais?

22 de Abril de 2012

Elenco de O Último Comerciante de Gelo