2. > TV
  3. > RBD: Tournee do Adeus

Título RBD: Tournee do Adeus (Original)
Ano produção 2009
2 de Dezembro de 2009 ( Brasil )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Tournée do Adeus é o sexto e último DVD da extinta banda pop latina RBD, lançado em 2009. Durante a realização de sua última turnê, intitulada El Último Adiós World Tour, o grupo mexicano realizou quatro shows no Brasil, em Fortaleza, Ceará (no Siará Hall); em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (no Pepsi on Stage); no Rio de Janeiro (na HSBC Arena) e em São Paulo (na Arena Skol Anhembi). Poucos dias depois, o RBD realizou dois shows extras, que seriam seus últimos no país, em São Paulo (no HSBC Brasil) e no Rio de Janeiro (no Vivo Rio).
O DVD contém o registro do show realizado na capital paulista, no dia 29 de Novembro de 2008. Seu repertório contém grandes sucessos do grupo ao longo de seus 4 anos de carreira, como "Cariño Mio", "Rebelde", "Ser O Parecer", "Sálvame", "Me Voy", "No Pares", "Inalcanzable", "Hoy Que Te Vas", entre outros. O material foi produzido pelo estúdio paulista LCM Records, que produziu anteriormente os DVD Live in Rio (gravado no Estádio do Maracanã, em Outubro de 2006, encerrando a RBD Tour Brasil 2006, com 13 shows realizados em 12 capitais no Brasil) e Live in Brasília (gravado na Esplanada dos Ministérios, na capital federal, durante a turnê Empezar Desde Cero World Tour, em Abril de 2008).
O show, primeiramente, foi transmitido em Dezembro de 2008 pela Rede Record, como um especial de fim de ano. A transmissão foi possível devido ao contrato, assinado no mesmo ano, entre a rede paulista e a Televisa, emissora original do grupo. Porém, o lançamento em DVD seria realizado apenas 1 ano e 3 dias após a realização do show.
Muitos fãs manifestaram-se revoltados com a edição, que eliminou as falas dos integrantes; a canção "Te Daría Todo" (cantada acapella), que havia sido acompanhada de um poema em língua portuguesa recitado pela integrante Dulce María, a homenagem do grupo ao seu produtor executivo, Pedro Damián, que fazia aniversário no dia, com a canção "Happy Birthday To You" (Parabéns Para Você) e o tema instrumental de apresentação dos músicos, tradicional em todos os DVD's do grupo.

A revolta dos fãs com os cortes se deu, segundo os mesmos, devido a uma promessa não cumprida da gravadora EMI, que prometeu que o show seria lançado na íntegra.

Faixas

Introdução / Cariño Mio - 4:17