Nesta versão para os dias de hoje da peça de Shakespeare o cenário é Verona Beach. Os Capuleto e os Montéquio, duas famílias que sempre se odiaram, têm rixas sem cessar, mas isto não impede que Romeu (Leonardo DiCaprio), um Montéquio, se apaixone pela bela Julieta (Claire Danes), uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará gerando trágicas conseqüenciais, em virtude desta insana rivalidade familiar.
Romeu + Julieta
(1996)Título Original:
Romeo + Juliet
Sinopse
Estado: Em DVD
Direção:
Roteiro:
Produtores:
Elenco:
Mario Cimarro (Capulet Bouncer)Harold Perrineau (Mercutio)Des'ree (Diva)Pete Postlethwaite (Father Laurence)Edwina Moore (Anchorwoman)John Leguizamo (Tybalt)Miriam Margolyes (The Nurse)Harriet Sansom Harris (Susan Santandiago)M. Emmet Walsh (Apothecary)Catalina Botello (Post Haste Clerk)Claire Danes (Juliet)Jesse Bradford (Balthasar)Zak Orth (Gregory)Paul Sorvino (Fulgencio Capulet)Pedro Altamirano (Peter)Jorge Abraham (Post Haste Delivery Man)Diane Venora (Gloria Capulet)Margarita Wynne (Station Mother)Carolyn Valero (Middle Age Occupant)Gloria Silva (Nun)Christina Pickles (Caroline Montague)Lupita Ochoa (Attractive Girl)Quindon Tarver (Choir Boy)Vincent Laresca (Abra)Michael Corbett (Rich Ranchidis)Cory Newman (Altar Boy 2)Alex Newman (Altar Boy 2)Dash Mihok (Benvolio)Paco Morayta (Middle Age Occupant)Carlos Martín Manzo Otálora (Petruchio)Paul Rudd (Dave Paris)John Sterlini (Sacristan)Jamie Kennedy (Sampson)Rodrigo Escandon (Kid With Toy Gun)Vondie Curtis-Hall (Captain Prince)Farnesio de Bernal (Undertaker)Brian Dennehy (Ted Montague)Leonardo DiCaprio (Romeo)Ismael Eguiarte (OP Officer)Ricardo Barona (Altar Boy)Fausto Barona (Altar Boy)
País de Origem: Estados Unidos da América
Estreia Mundial: 1 de Novembro de 1996
Duração: 120 minutos
Trailer
Fotos
Muito bom esse filme achei que não iria gostar mas os personagens foram muito bem adaptados como por exemplo o principe ser o chefe de policia
Bom filme. Gostei da química que houve entre o Leonardo e a Claire como Romeu e Julieta, porém o cenário escolhido deixou a desejar... O clima "praia, sol e rap" não se envolveu com a história em si.
Adoro esse filme, mas não gosto dessa Julieta.
Perfeito ? Eu diria SIM. Trouxe uma nova versão para Romeu E Julieta sem distorce a obra. Deu um banho de contemporaneidade sem matar a história. Assistir três vezes. Maravilhoso! O cinema tem salvação
Esse filme ficou tão bem feito, que até relevo a atuação da Claire Danes (sim, acho um absurdo terem escolhido ela para fazer a lindíssima Julieta, e só não dei 5 estrelas por causa dela). Fora isso, ficou tudo muito bem encaixado, a sincronização das cenas, a trilha sonora, o elenco. Leonardo DiCaprio perfeito como Romeu. Pura arte.
Gente, só uma coisa, entendo que é todo um romance clássico e tudo mais, mas sendo um filme que tentaram fazer uma versão para os dias de hoje, por que não modernizaram os diálogos? Continuaram usando as palavras do livro...
Uma obra de arte!!
achei apenas estranho...
não entendi 1 coisa: pq em todas as cenas de praia a imagem do filme é alaranjada???
Lindo!
mesmo diretor da porcaria do filme austrália lixo nao vejo nem por 1 milhao de dolares
arggggggg
Claire Danes, sou suspeito pra falar de tu tatu!
Gostei da forma como abordaram essa historinha tão clássica.
Classico.
' OOOOOOOOOOOOOOOOOOWWW! AMOOOUHNM! <3
Eu adoooooooooooro esse filme @_@
Genial.
Eu curti cara. A idpeia foi boa. Curti mesmo. Não daria cinco estrelas NEM FODENDO, mas o filme é legal pra caramba =]
E eu achava que Baz Luhrmann não podia ser mais histérico do que foi em Moulin Rouge e Austrália.
Boa trilha sonora.
sinceramente ? Não consegui ver nem a metade :(
Bonzinho, nada que supere o Romeu e Julieta de Zeffirelli!
Mórbido gosto o meu por tristes histórias de amor.
Ainda mais quando ele é esteticamente transgressor.
Eu nunca vi um "Romeu & Julieta" tão bacana como este!!
só uma coisa a dizer: PERFEITO.
=/
E u gostei bastante do desenrolar, das conversações e tudo mais , vale a pena!
Esse filme é uma obra de arte.
Eu gostei.
''Some shall be pardoned, and some punished. For never was a story of more woe than this of Juliet and her Romeo.''
Adorei, fotografia sensacional e Di Caprio como sempre maravilhoso!
Cute.
AAAAMO!
Lindo *.*
Esse filme, adapta da melhor maneira possível a história que nunca vai envelhecer, fora que na minha opinião tem uma das melhores músicas já feitas pra uma trilha sonora: ♪Kissing You♫ da Des'ree !
Death, that hath sucked the honey of thy breath, hath had no power yet upon thy beauty.
Puta, eu amo esse filme, na boa
A história de amor que eu amo tanto é essa. Shakespeare é maravilhoso.
eu não consigo gostar desse filme
curti muito... a trilha sonora é ótima....
só eu que nao achei nada romantico? eu devo ter problemas! mas gostei do final bobo rs
clássico bem moderno :)
Muito bom.
Marcou minha adolescência. Adoro, a trilha sonora é muito boa.
"ele fala de feridas pq nunca sentiu a dor.''=(
A trilha sonora é a melhor parte do filme.
Baz Lurhmann arrasou na hora de transportar esse clássico para os dias atuais, ficou lindo e como grande fã de Shakespere posso dizer que o próprio ficaria feliz em ver essa versão.
Mt legal
A trajetória deliciosa do amor emulado com ódio agridoce, do martírio consequente do romance trágico, ganha um novo verniz contemporâneo na releitura de Baz Luhrmann e do roteirista Craig Pearce no frenético Romeu + Julieta. Eis que o texto clássico de William Shakespeare adquire orgasmo vital na plasticidade estética, diante do ritmo efervescente da mise-en-scène e dinamismo interpretativo - além da deslumbrante fotografia que encontra gozo na gritante composição de cores que explodem e charme da direção de arte. O terreno é na fictícia Verona Beach, repleta de sexualidade e esquisitices. O amor impossível agoniza ali. Como não ter prazer com tanto esmero visual? Há maior amor que estar predestinado a sentir, passo a passo, as vicissitudes das feridas exaladas pelos amantes revigorados por Luhrmann? O amor é um fogo que se arde? Bem verdade, a sexy afetuosidade encarnada dos amantes de Shakespeare atinge a glória sensual nesta bela transposição moderna que é puro luxo conceitual. É sexual observar a história transposta aos dias atuais - sob os mesmos diálogos classicistas e versos da peça original - e vivenciar os entraves non-sense dos Montéquios e Capuletos, em meio a carros alegóricos conversíveis e pistolas estilizadas. É quase tribal a luta entre essas duas famílias mafiosas. Eis Verona Beach em sua insanidade, com destaques aos edifícios das grandes empresas das duas famílias rivais, aqui duas grandes industriais, e nas ruas os transeuntes envergando roupas coloridas, alguns gang-punk e outros drag-queen, criando essa contextualização trash-moderna proposta pelo visionário Luhrmann. Eis a delícia contemplativa de vivenciar os diálogos clássicos de Shakespeare sob o verniz moderno, sob os arranha-céus e cidade consumista atual. A atmosfera de ação desenfreada ganha molde com o romance trágico, ora é inquietude narrativa ora é tranqüilidade sentimentalóide.
Na concepção de Luhrmann, o amor de Romeu (Leonardo DiCaprio) por Julieta (Claire Danes) é ainda mais ansioso, desesperado, aflito impulsivo - repleto de hormônios. É a ânsia de amar por ser amado? O amante vê na mulher todo seu sonho, o desejo incondicional - é a chance de se viver, pois o amor é um vigor que liberta a alma e também o corpo. E Luhrmann desconstrói e reconstrói sua fábula febril, sob a imortal sabedoria de Shakespeare, no seu amparo visual, recursos marcantes deste diretor. Interessante que há cortes rápidos, dinâmicos e bruscos em cenas mais gerais - contudo, quando o foco é no casal, o amor amortece o ritmo e tudo tende a ser suspirado, calmamente. E a tensão é expressada, frame por frame. E há beleza testada. A cena que ambos se conhecem, pela primeira vez, através de um imenso aquário colorido, consegue ser mais impactante (conceitualmente) que a visão original Shakespeariana. A cena pulsa sensibilidade, ao som de "Kissing You de Des'ree", acentuando em close-up as expressões contagiantes de DiCaprio por Claire Danes - é Romeu apaixonando-se integralmente por sua amada Julieta. Nota-se a força da direção de Luhrmann na cena que prefigura o efeito meloso do romance intensificado. É tocante a expressividade do amor de um para o outro - se em poucos minutos fica evidente o sentimento fiel e platônico; rapidamente, tanto ele quanto a donzela, desmedem frases de efeitos do mais puro desejo da carne. Cenas extensas dentro do elevador ou emolduradas pela piscina - são beijos prolongados, trocas de juras eternas e toda aquela febre já conhecida por todos. Mas que, pontualmente, encontra mais determinismo, visto que os amantes idealizados por Luhrmann demonstram mais sede de amar e ter prazer - artifícios sexuais? A corporização juvenil é voraz, dois que fazem sonhar o mais impossível. A oralidade é um aspecto relevante, a começar com os diálogos: os atores falam inglês, mas não o inglês atual, surgindo um contraste entre o moderno e o antigo.
E Leonardo DiCaprio encarna o exato romântico passional, seus olhos azulados pulsam o brilho deste teor da verve apaixonada e seus gestos interpretativos são bem incisivos - eis um Romeu mais sexualizado? De fato, soube dar a cândida virilidade exigida pelo papel. Há olhares mais maliciosos, há beijos mais quentes, tônicas desta nova concepção moderna. A composição de DiCaprio mostra mais realismo: é humana, frágil, com vícios e seu tesão imediato transparece quando está em cena com Claire Danes. Esta transfigura uma Julieta menos inocente, mais altiva e também sensível - sua voz é bem imperativa, não expressa tanto um aspecto pueril assim. E há química sexual e bom entrosamento entre ambos, mais dignos pela força do texto rebuscado, ainda que o forte talento de DiCaprio seja mais contundente - e sua beleza também - dominando muitas cenas. Os coadjuvantes embalam mais a febre: Pete Postlethwaite como o Padre Laurence; Paul Rudd como Dave Paris; John Leguizamo convence como Teobaldo; Paul Sorvino é expressivo como o pai de Julieta e há o extravagante insano Harold Perrineau como Mercúrio. Alia-se, aí, a sonoridade de Garbage, The Cardigans, Radiohead como ícones musicais que concebem o pano de fundo da aura pop do filme. Luhrmann recorreu de todos seus métodos, sua pirotecnia com as câmeras ágeis - é a linguagem de videoclipe temperando as rimas originais de Shakespeare.
Observa-se o teor sexual do filme, mas é a religiosidade que impera estilo também. No início da película há uma estátua de Cristo que acolhe a imensa cidade de Verona. No decorrer da trama, Julieta está sempre cercada por imagens de santos e anjos - nota-se, também, o momento que ela própria se veste de anjo com asas. No epílogo da trama, a morte dos amantes é adornada por cruzes dentro de um imenso cenário de velas e luzes de neon. Assim que os corpos expirarem, as almas teriam a felicidade eterna? O tom cristão é presente na obra. É bom salientar também a própria ambigüidade criada no título do filme: "Romeu + Julieta" - o sinal de adição se assemelha ao aspecto da cruz, seria aviso que Luhrmann estaria voltado para esta visão de religiosidade no texto Shakespeariano? Há todo um conceito cuidadoso por trás dessa releitura - a dosagem de sentimento, do sexo e da religiosidade se mantém plastificado dentro da visão eloqüente de Baz Luhrmann que inova o texto do bardo, unindo a palavra e a imagem num resultado surpreendente.
www.apimentario.blogspot.com
;) otimo
Versão moderna de um clássico que não me cativou em nenhum momento.