Um Quarto e Meio ou Uma Viagem Sentimental de Volta Para Casa

2009

Poltory Komnaty Ili Sentimentalnoje Putesestvije Na Rodinu / Jeden a půl pokoje

• Room and a Half - Estados Unidos da América

Dirigido pelo animador e documentarista premiado Andrey Khrzhanovskiy, o filme é uma exploração imaginativa da vida do poeta judeu russo que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1987, Joseph Brodsky. Tecido pelo maravilhoso entrelaçamento de imagens reais e restagings, o filme mistura colorido, preto e branco e animação, compondo cenas estilizadas que abordam desde a infância até a idade adulta do poeta que, tendo sido exilado, sonha em voltar à sua terra natal. A poesia e a prosa de Brodsky complementam a orquestração, e como uma trilha sonora mais do que significativa, conduzem o espectador à descoberta de um universo de extrema sensibilidade. São reminiscências, com um toque de nostalgia, de um passado que deixou marcas profundas em sua vida, alicerçando ainda mais o desejo do retorno que ele faz apenas em sua imaginação.

20 de Janeiro de 2009