Pai

2010

Aita / Father

Um hino estranhamente pungente à memória, tempo, e lugar, "Aita", de José Maria de Orbe, pode parecer um filme sobre os dois guardiães de uma propriedade rural em ruínas no País Basco, mas não se engane: o personagem central é a mansão do século XIII, cujos cantos e fendas são revelados ao longo do filme. Ostensivamente um documentário sobre a propriedade e seus habitantes ocasionais, o filme de Orbe funde ficção e realidade com um olhar para o experimental, resultando em um ensaio pessoal sobre o valor intrínseco e espiritual da casa em questão - de Orbe herdou a mansão da família, e passou três anos filmando-a. Anteriormente, uma casa de aristocratas ou de uma classe decadente, as origens do edifício tornam-se evidentes ?? ao se contemplar a sua imagem na tela; cinematicamente, ela evoca alusões à dinastia decadente de "O Leopardo"; politicamente, parece inseparável do passado da região devastada pela Guerra Civil Espanhola. Mas de Orbe é mais fascinado pela força da arquitetura viva que no contexto ancestral ou peso histórico da mansão - uma evanescente, mas ainda viva entidade cuja história ainda segue.

12 de Novembro de 2010

Elenco de Pai