Bendito Machine

2006

Bendito Machine I – Everything You Need

Bendito Machine tem como referência os teatros de sombras orientais, espetáculos que na antiguidade tinham como objetivo espantar os demônios. Fábulas religiosas e espirituais protagonizadas por silhuetas negras contra um fundo iluminado.

Trazendo para nossa cultura, são muito muito semelhantes ao Cordel. Porém com pictogramas mais modernos, que dão a impressão que o que estamos vendo não é o real e sim uma projeção mesmo, uma sombra da realidade da ficção.

Bendito Machine sempre nos traz críticas indiretas a nossa sociedade atual. Isso acontece por meio de um povoado supersticioso e egoísta, onde cada indivíduo pensa muito mais em si do que na harmonia da sociedade.

O primeiro capítulo temos a ganância do povoado frente a uma misteriosa máquina divina e, claro, a ira divina frente ao que se transformou essa sociedade.

Já no segundo episódio, uma suposta outra máquina divina aparece (onde eles arrumam tantas dessas?) é encontrada por crianças do povoado. Mas é claro que, um estranho homem desse povoado, ao se dar conta, vai logo explorá-la da maneira que puder. Ele descobre um tipo de Coca-Cola (com muito mais Coca, do que Cola) direto da fonte. “Vende” a ideia no vilarejo, todos compram. E dessa mesma maneira capitalista, pensando no agora apenas e nunca no depois, nada sustentável, acabam os recursos. E logo em seguida vêm punição pelos nossos pecados egocêntricos.

O terceiro fala basicamente sobre superstição. O acreditar que algo irá nos ajudar e nos salvar nos momentos que precisamos. E que nossa superstição continua, o que mudou é apenas o “Deus”. A substituição de ídolos. Ou seja, nossa maneira de lidar com a superstição. Nesse ponto faz uma grande crítica à televisão e nossa alienação.

Uma representação. Tudo uma sombra da nossa realidade. Um resumo de alguns defeitos dos seres humanos.

Criado e animado por Jossie Malis, produzido pela Zumbakamera, Bendito Machine ainda está em fase de produção. Isso porque é uma série de curtas. Esses três foram somente o começo. São 10 programentes ao todo. Estão todos preparados para os próximos?

2006

Elenco de Bendito Machine