A Vida de Bertolt Brecht

Aguardando revisão.
Compartilhar
A Vida de Bertolt Brecht (2006)
Brecht - Die Kunst zu leben
Média do filme: 3.8 de 5 — baseado em 59 votos
MÉDIAFILMOW
3.8
59 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Joachim Lang
País de origem Alemanha 🇩🇪
Duração 88 min (1h28)
Status Streaming

Dirigido por

Duração

88 minutos
Carregando Publicidade...

Sinopse

Documentário de longa-metragem que pula os detalhes biográficos de sua infância e juventude se fixando mais na sua carreira e suas ideias políticas. Conta com o depoimento de duas de suas filhas, já idosas, assim como depoimentos de vários de seus atores no grupo teatral em Berlim. Brecht era uma figura complexa e contraditória e o assunto não chega a se esgotar. Joachim Lang traça um retrato apaixonante de Brecht, a partir de raras imagens de arquivo e entrevistas.

Gênero:
Gênero:

Fotos e Trailers

Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

Crystal Lake: A Origem de Pamela Voorhees | Trailer Legendado

Crystal Lake (1ª Temporada)

Comentários 1
amigos querem ver
ststoyanst
filmes.st.g
5 anos atrás

Foi lançado em dvd num box chamado 'Brecht no cinema'' com vários outros filmes, vou tentar ver futuramente

editado
takezosan
Gustavo Rodrigues
7 anos atrás

Excelente documentário das filhas e pessoas que trabalharam no teatro com o Brecht.
Um cara que viveu intensamente, até de maneira inconsequente no âmbito familiar, mas que sempre foi lembrado pelas suas idéias e ideológias. Vale muito a pena, além de um panorama histórico em que viveu.

moura_thales
Thales Moura
½
9 anos atrás

"Ele demonstrou e deixou claras coisas que as pessoas não queriam ouvir , muito menos na Alemanha Ocidental da época. Porém, na Alemanha Oriental da época também não. Ele não se adaptava a lugar nenhum. E hoje tampouco se adaptaria."

"48 peças, ninguém foi mais encenado do que ele,exceto Shakespeare. Poemas 2.334"

"Quem fica nos brinquedos do parque não chega a burguês.E ele não queria ser um burguês, absolutamente, mas um poeta."

"Brecht se aborrecia muito quando sozinho. Se não se aborrecesse tanto, jamais teria sido um grande poeta."

"A I Guerra Mundial logo vira tema para o jovem Brecht.Para ser publicado pela imprensa, ele precisa ter o tom da época. "Ser mãe é sofrer!" escreve ele ... e escolhe "Berthold Eugen" como seu pseudônimo".

"A Lenda do Soldado Morto" faria incluir o nome de Brecht, posteriormente, na lista negra dos nazistas em um proeminente quinto lugar, servindo de motivo para que fosse expatriado.

"É um teatro comum, tábuas e uma lua de papel, e, atrás, o matadouro a única coisa real. "Nenhuma visão muito romântica."

"Brecht fazia teatro antiburguês."

"Para Brecht, a palavra "engraçado" era um digamos, um grande superlativo do julgamento de ações."

"Para se tornar um poeta ele precisa da metrópole!"

"Berlim. A frieza da cidade fascina-o. Ele a chama de "bosque" e "selva".

" A cidade da luz, Berlim. A diversão aqui é "commodity". Surge uma nova indústria cultural. E Brecht a serve. Escreve "shows" e canções. A obra artística agora é uma mercadoria. Brecht reconhece isso e aproveita as leis do mercado. "

"Não só a comercialização, a apresentação da obra de arte também mudou. Ao poeta já não bastam um pouco de solidão e uma pena. Isso só serve para pequeno chalés. Grandes edifícios não podem ser erguidos assim. Para tal, precisa-se do coletivo!"

"No Festival de Música de Câmara em Baden-Baden o coletivo de Brecht apresenta um novo tipo de peça, a peça didática. Na verdade, o público não é necessário a peça didática ensina os atores. Em certa cena, os braços e pernas de um palhaço são serrados. Um escândalo. O fim da festa da música! Na apresentação de "O homem é um homem",em Berlim soldados em pernas-de-pau e arames surgiam como grandes monstruosidades. Tudo isso ele denominava de teatro épico.

"Com a quebra da bolsa de Nova York, começa a grande depressão. Os brutais impactos do capitalismo tornam-se tema de suas peças. Seis milhões de pessoas ficam desempregadas na Alemanha. Com "Santa Joana dos Matadouros", Brecht quer mostrar que as reformas já não ajudam os oprimidos."

"Na peça didática "A Decisão" um jovem camarada é condenado à morte por falta de disciplina revolucionária.Ele está de acordo com seu julgamento O tribunal é interpretado por vários coros de trabalhadores. "A Decisão"é duramente criticada pelos comunistas do partido. Ela contradiz os fatos da realidade revolucionária!O intelectual sem partido Brecht torna-se suspeito, aos comunistas.

"Reunir belas palavras não é arte. Como a arte pode mover as pessoas se elas próprias não são afastadas do destino dos homens?"

"Fascina-se pelo artista chinês Mei Lan Fang que faz uma performance em Moscou, apresentando-se também como mulher. Brecht vê paralelos com seu teatro épico e escreve sobre o efeito do "estranhamento" na arte chinesa. "Estranhamento", para ele, é tomar o óbvio de um evento e criar um deslumbramento a partir daí."

"Nesses tempos sombrios, Brecht escreve uma peça "A terra se Move", que depois se chamaria "A Vida de Galileu"a história do físico que lutou contra a ignorância e a barbárie por uma nova era científica."

"O teatro épico. Mostre que mostra. Mostrar o teatro como teatro. Tornar visíveis os contextos sociais ocultos. Prazeroso, sensual, leve. Agora, Brecht traz peças ao palco que no exílio deixara na gaveta. Sua expressão favorita é "O sabor do pudim sente-se ao comer", ou seja, se não tem sabor, deve ser modificado. Texto, encenação. Tudo para ele é temporário, é experiência."

Mas sempre me diziam: "como é isso de você ficar perto de você? Como você fica perto de você? Eu não fazia ideia do que diziam. Em meus dez anos no "Berliner Ensemble" nunca ouvi a palavra "estranhamento". Nunca, nenhuma vez. Era algo cultivado por Brecht que nos ensaios dele quando se admirava com algo e podia rir esse era para ele um critério de acerto."

"Muitos que ficavam com Brecht entendiam que, com a relação sexual não se trocava apenas algo específico mas o cérebro de um passava para o outro. Acusa-se Brecht de ter trarado mal suas mulheres e as explorado. É,mas elas poderiam ter ido embora. Por que não foram embora? Ele não as mantinha acorrentadas."

"A arte de viver como a mais elevada arte e como condição da paz. Para isso Brecht leva muita coisa em conta."

floripa
Floripa
13 anos atrás

Usuário temporariamente bloqueado por infringir os termos de uso do Filmow.

hebehebe
Hebe
14 anos atrás

Como disse um amigo: dá pra começar a pensar um pouquinho sobre o Brecht.

Carregando Publicidade...
½
1
2
3
4
5

Listas com o filme

Ver todas as listas (19)
A Morte de Empédocles Tudo Flui Sócrates A Montanha Sagrada Asas do Desejo
Pensadores e pensadoras da Filosofia
por caiosalves7psicodelia
100 Anos com Chico Xavier 11 Samurais 13 assassinos 1492: A Conquista do Paraíso 48 Horas!
Versátil Home Video
por filmow
Evoé! Retrato de um Antropófago Drama Jogo de Cena Novembro Sem Controle
Carreira de ator/atriz
por julianobonfim

Elenco de A Vida de Bertolt Brecht

Mostrar mais (4)
Barbara Brecht-Schall 0 0

Barbara Brecht-Schall

Bertolt Brecht 0 50

Bertolt Brecht

Marianne Brün 0 0

Marianne Brün

Paula Banholzen 0 0

Paula Banholzen

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: