Campeonato Mundial de Xadrez de 2016

2016

O Campeonato Mundial de Xadrez de 2016 é uma disputa entre o então campeão mundial Magnus Carlsen, da Noruega, e o ucraniano Sergey Karjakin, vencedor do Torneio de Candidatos de 2016. O match ocorrerá de 11 a 30 de novembro em Nova Iorque, EUA e espera-se que seja acompanhado, pela TV, por mais de um bilhão de pessoas.

Regras e premiações
Segundo a FIDE, o match será de 12 jogos com um tie-break em caso de empate. O controle de tempo para cada jogo será de 120 minutos para os primeiros 40 movimentos, 60 minutos para os próximos 20 e então 15 minutos para o resto do jogo, com um incremento de 30 segundos para cada lance depois que a jogada 61 tenha sido feita.

Será considerado vencedor o jogador que obtiver 6,5 ou mais pontos. Se por algum motivo um dos participantes se recusar a participar do match, ele será substituído pelo ex-campeão Viswanathan Anand.

O prêmio em dinheiro será de pelo menos 1.000.000 de euros, livre de impostos e será dividido da seguinte forma: 60% para o vencedor e 40% para o perdedor, se a disputa for decidida em 12 jogos. Caso ocorra o tie-break o vencedor receberá 55% e o perdedor 45%

11 de Novembro de 2016

Elenco de Campeonato Mundial de Xadrez de 2016