"Alive Inside" é um documentário dirigido por Michael Rossato-Bennett. realizado no ano de 2014. Com Michael Rossato-Bennett, Dan Cohen, Oliver Sacks e o músico compositor Bobby McFerrin ("Don't Worry, Be Happy")

SINOPSE: Com a ajuda de um assistente social (Dan Cohen) e do famoso neurologista Oliver Sacks (autor do livro "Tempo de Despertar"), o diretor desse incrível documentário (Michael Rossato-Bennett) capta a transformação ocorrida em pacientes de um lar de idosos. O objetivo deles é recuperar a memória de pessoas com perda de memória, através da música. No trabalho deles, são utilizados iPods carregados com músicas da juventude dos idosos. A alegria dos "bons tempos" está viva por dentro. É gratificante ver a reação dos idosos, ao escutar músicas que marcaram épocas em suas vidas e estavam esquecidas (adormecidas).
Na primeira cena, uma senhora de 90 anos repete várias vezes: "não consigo me lembrar". Então, Dan lhe oferece os fones de ouvido tocando "When The Saints Go Marching In", na voz de Louis Armstrong. Como se ocorresse um milagre, ela descreve diversos acontecimentos de sua vida, fala de seu filho, conta histórias da infância e de lugares onde trabalhou. Finaliza com espanto: "eu não sabia que podia falar tanto".
Em "Alive Inside", o trabalho de Dan, Oliver e Michael, proporciona aos idosos, o contato com músicas que lhes eram familiares no passado, mas que no presente, ainda lhe trazem vida, sorrisos, alegrias e, dessa maneira, percebemos, que essas músicas, nos idosos, interiormente, sempre estiveram vivas.

Abaixo, "Alive Inside" (2014), completo.
Áudio original, em inglês. legendas em português.
https://www.youtube.com/watch?v=-SiP1yVSe5A