"Séraphine" (2008) é um filme belga/francês sobre a vida de de Séraphine Louis (1864-1942), também conhecida como Séraphine de Senlis, que foi descoberta pelo marchand e crítico de arte, Wilhelm Uhde. O filme foi dirigido por Martin Provost e lançado em 2008.

Sinopse: Senlis, 1914. O Colecionador dos quadros de cubistas como Picasso e Braque, Wilhelm Uhde, em um momento de crise, refugia-se em uma casa de campo. Nela, trabalha Séraphine, fazendo a faxina. Por acaso, Wilhelm Uhde conhece uma pintura que Séraphine havia feito e deixado com sua patroa.
O filme dedica o tempo necessário e abriga qualidades como a contemplação. A narrativa busca a pulsação ao explorar nos detalhes, a vida de Séraphine. O filme se passa no contexto europeu que antecedeu e sucedeu a primeira Guerra Mundial.
Considerada louca em seu vilarejo por ser dona de uma personalidade entre servil e absolutamente indomável, Séraphine passou a ser reconhecida como uma das expoentes francesas do grupo de artistas que ficou conhecido como os “primitivos modernos”. O filme "Séraphine" trata sobre religiosidade, fé e compreensões divergentes, sobre o belo e a loucura.

Abaixo, o filme "Séraphine" (2008), completo,
com o áudio original; legendas em espanhol.
https://www.youtube.com/watch?v=ygIMIOFxfdQ